Três algarvios sagram-se campeões nacionais de Bodyboard

A Associação de Bodyboard de Sagres concluiu a época desportiva com três títulos nacionais e um europeu, feito notável para […]

Joana Schenker_walking_PMA Associação de Bodyboard de Sagres concluiu a época desportiva com três títulos nacionais e um europeu, feito notável para a modalidade no Algarve.

A temporada ficou concluída no dia 21 de Novembro, com a realização da última etapa do circuito nacional Pro Tour.

Joana Schenker venceu a etapa no quadro feminino e sagrou-se campeã nacional. Gonçalo Pinheiro foi segundo classificado na categoria Open (masculinos) e garantiu o título de campeão nacional Sub-20. No início do mês, Rafael Cabral tinha já conquistado o estatuto de campeão nacional Sub-12, vencendo na sua categoria a última etapa do circuito nacional Esperanças 2014.

Joana Schenker dominou por completo a competição feminina no Pro Tour, com três vitórias e dois segundos lugares nas sete etapas disputadas. Já era líder destacada quando chegou à Nazaré, para disputar a última etapa, na passada sexta-feira. Ainda assim, venceu a etapa de forma categórica e venceu o Pro Tour pelo segundo ano consecutivo na categoria feminina.

Goncalo Pinheiro_walking_PMEste ano, Joana Schenker já tem formalizado o processo de obtenção de nacionalidade portuguesa, razão pela qual recebeu o título nacional que não lhe foi atribuído em 2013.

No ano passado venceu o Pro Tour, mas não foi campeã nacional, porque os estatutos da Federação Portuguesa de Surf impedem a atribuição desse título a cidadãos estrangeiros. O título de 2013 foi atribuído à segunda classificada no ‘ranking’, Catarina Sousa.

Joana Schenker, 27 anos de idade, sempre viveu no Algarve, mas tinha apenas a nacionalidade da sua ascendência alemã. Este ano é campeã de Portugal e realizou uma temporada de sonho: sagrou-se campeã Europeia, em Outubro, e venceu a importante prova Miss Sumol Cup. É, sem dúvida, a melhor ‘bodyboarder’ portuguesa da atualidade.

A vice-campeã nacional de bodyboard, Teresa Duarte, também é algarvia e atleta da Associação de Bodyboard de Sagres. Teresa Duarte, que venceu duas etapas neste seu ano de regresso à competição, foi 3ª classificada na final da etapa na Nazaré, mantendo o segundo lugar no ‘ranking’ nacional feminino.

Rafael CabralEm simultâneo com a última etapa feminina, decorreu, no mesmo local, a segunda (última) etapa da fase ‘prime’ que marcou o encerramento da competição Open (masculina), após quatro etapas de fase regular.

Para a fase ‘prime’ masculina, foram apenas chamados os 16 melhores atletas do ‘ranking’, entre os quais três algarvios: Francisco Pinheiro (não competiu na Nazaré devido a lesão), João Pinheiro (7º classificado na Nazaré) e Gonçalo Pinheiro.

A etapa na Nazaré foi disputada com ondulação de 2,5 a 3 metros e excelente formação. O jovem Gonçalo Pinheiro, 19 anos, adaptou-se na perfeição ao mar pesado e realizou uma exibição de luxo; foi segundo classificado na etapa e assegurou o título de campeão nacional Sub-20.

Este título foi atribuído este ano pela primeira vez, atribuído pela Associação Portuguesa de Bodyboard e não pela Federação Portuguesa de Surf. Recorde-se que Gonçalo Pinheiro já tem no seu palmarés um título de campeão nacional Sub-12.

Depois de Gonçalo Pinheiro e de Tomás Rosado, a Associação de Bodyboard de Sagres conquistou o 3º título nacional de Sub-12 da sua história, desta feita por intermédio de Rafael Cabral, que tem 12 anos e estreou-se este ano na competição.

O jovem ‘Rafa’ venceu quatro etapas consecutivas no circuito Esperanças, conquistou o título nacional Sub-12 e mostrou que o sucesso da Associação de Bodyboard de Sagres tem futuro.

Comentários

pub