Tiago Bettencourt e D.A.M.A. são as estrelas da passagem de ano em Albufeira

Tiago Bettencourt e D.A.M.A. vão ser as estrelas do programa «ambicioso, mas contido» para a passagem de ano em Albufeira. […]

fim de ano_albufeira_1Tiago Bettencourt e D.A.M.A. vão ser as estrelas do programa «ambicioso, mas contido» para a passagem de ano em Albufeira. Haverá ainda uma novidade: um programa especial da TVI emitido em direto durante seis horas, no dia 31 de Dezembro, a partir do centro da cidade de Albufeira.

As novidades foram apresentadas esta sexta-feira, numa sessão à beira mar, na Praia da Oura, que contou com jornalistas e dezenas de empresários, na sua maioria associados da Associação de Empresários de Albufeira (APAL), a parceira da Câmara na promoção dos festejos.

O dia forte será, como é óbvio, o 31 de Dezembro, com concertos, animação e fogo de artifício em Albufeira e também na Oura, mas a programação irá prolongar-se pelo fim de semana, com o evento Paderne Medieval, na aldeia do mesmo nome (1 a 4 de Janeiro), e com o festival Solrir, que regressa ao Centro de Congressos dos Salgados (também de 1 a 4 de janeiro).

As despesas destes dias de animação, que o presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa ironizou dizendo que seriam «um esparrame de dinheiro», serão pagas pela APAL e por outras empresas e empresários que se associam à programação, bem como, em menor parte, pela Câmara de Albufeira. Para já, falta ainda acertar alguns pormenores da programação pelo que nem Carlos Silva e Sousa, nem José Lourenço dos Santos, presidentes da Câmara e da APAL, quiseram revelar o montante exato.

«O que interessa é o espírito de cooperação entre os empresários do concelho que, mais uma vez, se juntaram para apoiar um evento que representa hoje um dos cartões-de-visita de Albufeira», salientou o autarca. Carlos Silva e Sousa relembrou que o Fim de Ano projeta o concelho e representa uma «marca de combate à sazonalidade, dando um novo fôlego aos empresários locais, que vivem sobretudo do turismo.

fim de ano_albufeira_4O programa pretende atrair a Albufeira, a todas as freguesias, já que haverá iniciativas também nas freguesias da Guia e de Paderne, ao longo de vários dias, «visitantes e turistas da região e do país, mas também da vizinha Espanha. Estamos a atacar forte os nuestros hermanos, em termos de promoção», garantiu o edil albufeirense.

O objetivo, salientou, é «criar mais atratividade em Albufeira, promovendo estes eventos numa época não tradicional. Este é um investimento imaterial que se faz no bom nome do nosso concelho», acrescentou o autarca.

Os detalhes da programação foram apresentados por Paulo Dias, chefe de gabinete da presidência do Município e programador do evento.

E ficou então a saber-se que, este ano, Albufeira vai entrar em festa logo a partir da tarde do dia 31 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00. A TVI irá transmitir um Programa Especial de Fim de Ano em direto do centro da cidade. São seis horas de emissão transmitidas pela estação líder de audiências, que se associa, pela primeira vez, às comemorações do Fim de Ano em  Albufeira.

«Acabámos de fechar com a TVI a transmissão deste programa, que tem uma audiência estimada superior a 1 milhão de espetadores e irá promover o concelho e toda a programação do Fim de Ano», revelou Paulo Dias.

No último dia de 2014, o grosso dos festejos vai passar pelo palco da Praia dos Pescadores, que recebe dois grandes nomes do panorama musical português da atualidade. Ou antes, «dois artistas boa onda», como os classificou Paulo Dias.

fim de ano_albufeira_3Os D.A.M.A. serão os primeiros a atuar, a partir das 22h00, numa escolha a pensar «em especial no público mais jovem e nas suas famílias».

A banda revelação do momento promete animar o público de Albufeira com os temas que os lançaram para a ribalta: “A Balada do Desajeitado” e “Luísa”. O grupo vai apresentar o seu primeiro álbum “Uma Questão de Princípio”, que ocupa o 3o lugar do Top nacional de vendas e bateu o recorde de pré-streaming no Meo Music, sendo o album em pré-escuta mais ouvido de sempre na história do serviço.

A partir das 23h15, o palco recebe Tiago Bettencourt, um dos artistas mais importantes da nova música portuguesa. O ex-vocalista dos Toranja e dos Mantha entra no novo ano, trazendo na bagagem o seu mais recente trabalho, intitulado “Do Princípio”.

Tiago Bettencourt sobe ao palco da Praia dos Pescadores para um concerto onde não faltarão temas como “Morena” e onde o músico revisitará alguns dos êxitos mais marcantes da sua carreira, entre os quais “Carta”, “Canção Simples” e “Só Mais Uma Volta”.

Às 12 badaladas, os céus inundam-se de cor com a habitual sessão de fogo-de-artifício, que acontecerá na Praia dos Pescadores e na Praia da Oura. Os primeiros minutos de 2015 serão animados por Tiago Bettencourt, que regressa ao palco.

A festa não se limita a Albufeira. E assim a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, na Oura, acolhe a Star Parade, um desfile de artistas circenses que animam as ruas e estabelecimentos comerciais aderentes de malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas surpresas.

fim de ano_albufeira_2Paulo Dias recordou que esta parada pela rua começou há dois anos e, desta vez, «vai aumentar em quantidade e em qualidade». O objetivo, salientou, é «dar apoio às casas noturnas daquela avenida».

Além de ser um «programa diversificado que procura atrair famílias e mais visitantes nesta época», como salientou o programador, o Fim de Ano em Albufeira aproveita também para mostrar diferentes pontos do concelho. Por isso, durante quatro dias, de 1 a 4 de Janeiro, Paderne volta a recuar no tempo e acolhe perto de 10 mil visitantes que terão a oportunidade de percorrer as ruas desta aldeia do Barrocal algarvio num ambiente único.

A recriação Paderne Medieval invade o núcleo antigo da aldeia, transformando-a num mercado medieval onde não faltarão as iguarias gastronómicas, as artes e ofícios de antigamente, exibições e atuações musicais alusivas à época. Os visitantes poderão ainda assistir ao desfile histórico que retrata a cerimónia da entrega da Carta de Doação a Paderne, que este ano celebra 710 anos.

Após o sucesso alcançado na estreia do Solrir em Albufeira, no início deste ano de 2014, com mais de seis mil espetadores, o
Festival de Humor integra o programa do Fim de Ano 2014/2015, voltando a trazer a Albufeira o que de melhor se faz em Portugal na área da stand-up comedy. De 1 a 4 de janeiro, a partir das 21h30, os melhores humoristas portugueses sobem ao palco do Palácio de Congressos, na Herdade dos Salgados.

Cristina Arvelos, responsável pela organização do Solrir, apenas adiantou que o programa vai ser divulgado brevemente, estando já confirmada a presença dos humoristas Nilton («uma espécie de embaixador» do festival) e Herman José («razão do nascimento do Solrir»).

fim de ano_albufeira_8Realçando o envolvimento dos empresários locais na promoção do Fim de Ano em Albufeira, o presidente da APAL sublinhou também a importância do evento que «é uma marca nacional ao nível do turismo e que surge como uma alavanca para tornar a atividade mais dinâmica e oferecer a quem nos visita um programa diverso e de notoriedade nacional».

José Lourenço dos Santos reafirmou o empenho e esforço manifestado pelos sócios da APAL na realização do Fim de Ano de Albufeira, demonstrando «que estão disponíveis para continuar a apoiar este programa, contribuindo para reforçar a nossa marca turística».

O dirigente da APAL, que conta com cerca de 140 sócios nos mais diversos setores económicos, lançou um apelo aos empresários albufeirenses: «não reunimos ainda os recursos financeiros suficientes para fazer face às despesas do Fim de Ano em Albufeira. Por isso, apelamos a que os empresários, associados ou não da APAL, adiram e contribuam. Os benefícios desta programação revertem para todos nós!»

Comentários

pub