Sabores da gastronomia regional voltam a São Bartolomeu de Messines

A Junta de Freguesia de S. B. Messines promove a 9ª edição da Semana Gastronómica de S. B. Messines, entre […]

Cartaz_9 semana gastronomica_altA Junta de Freguesia de S. B. Messines promove a 9ª edição da Semana Gastronómica de S. B. Messines, entre 29 de Novembro e 8 de Dezembro. A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer a gastronomia tradicional e os produtos locais.

Segundo o presidente de Junta de Freguesia, o objetivo do evento é o de «dar a conhecer e promover a nossa gastronomia e doçaria, incentivar a produção e utilização dos nossos produtos regionais, promover os vinhos produzidos no concelho, dar a conhecer e dinamizar o tecido empresarial da freguesia, colocando a freguesia na rota do turismo de interior cada vez mais procurado por nacionais e estrangeiros. Num momento em vivemos uma crise tão profunda, que levou ao encerramento de alguns restaurantes, torna-se ainda mais importante a dinamização deste tipo de atividades, mostrando a nossa presença e vontade de defender o que é nosso».

Este ano, aderiram à iniciativa 6 restaurantes: o restaurante João de Deus (S. B. Messines, com nova gerência do ex-restaurante O Gralha), o restaurante Café Académico (S.B.Messines); o restaurante O Caixeiro (Fonte João Luís), a casa de pasto Odília & Florival (Foz do Ribeiro), o restaurante O Gralha (Vale Fuzeiros – nova gerência) e o restaurante O Petisco (Campilhos).

A Semana Gastronómica abre com uma mostra da gastronomia local que tem lugar no dia 29 de novembro às 17h00 , no salão polivalente da Casa do Povo de Messines. Esta sessão é aberta ao público mediante a aquisição de uma entrada.

A animação, ao longo de toda a semana, estará a cargo de alguns artistas locais, e passa pela poesia, fado, música popular.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves, do Turismo do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, da Escola EB 2-3 de Messines, Casa do Povo de Messines, Rota dos Vinhos do Algarve, Viveiros do Cardal, e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola de S. B. Messines, Farmácia Algarve, Supermercados Prata e Intermarché de Messines.

Comentários

pub