REFER paga obras no túnel para compensar fecho de Passagem de Nível em Olhão

A REFER vai pagar as obras de adaptação da passagem desnivelada que liga as avenidas da República e Bernardino da […]

Passagem de Nível reaberta em OlhãoA REFER vai pagar as obras de adaptação da passagem desnivelada que liga as avenidas da República e Bernardino da Silva e serve, atualmente, de alternativa à Passagem de Nível para peões que foi desativada junto à Estação de Olhão e tem estado no centro de uma batalha entre a empresa e a sociedade olhanense.

O executivo camarário de Olhão esteve em Lisboa, esta terça-feira, para se reunir com a direção da REFER e, apesar de não ter conseguido um compromisso da parte da empresa em reabrir a passagem, como tem vindo a ser defendido por diferentes órgãos autárquicos e pela população, trouxe para casa o compromisso da REFER em custear as alterações que a autarquia considerar necessárias para «assegurar a mobilidade da população» na passagem desnivelada.

Segundo revelaram, numa nota de imprensa conjunta, a Câmara de Olhão e a empresa responsável pelas infraestruturas ferroviárias, foi estabelecido que a autarquia vai «propor à REFER uma solução economicamente racional que, de modo desnivelado, cumpra este propósito e salvaguarde os interesses da população, comprometendo-se a REFER a assumir financeiramente a obra mediante a celebração de Protocolo de cooperação técnico-financeira».

A Câmara explica, ainda, que tentou fazer valer a sua posição, de manter a passagem superior aberta, pelo menos até ser encontrada uma solução que, «acautelando as questões de segurança e conforto», pudesse satisfazer os «anseios dos olhanenses».

No entanto, a REFER alegou «a impossibilidade legal da sua reabertura» e assumiu como «inviável» qualquer medida nesse sentido, «por estar legalmente impedida de o fazer e como medida de segurança».

Tendo em conta que o fecho da Passagem de Nível «só por decisão judicial poderá vir a ser alterado», a Câmara de Olhão aceitou uma solução diferente.

A REFER e Câmara anunciaram, ainda, que estão de acordo «na necessidade de tentar evitar atos de vandalismo praticados sobre a vedação do canal ferroviário e que colocam em risco todos aqueles que atravessam a linha no local».

Comentários

pub