Philae já fez a primeira “acometagem” da história

Eram 16h02 quando a sonda-robô Philae, que se tinha desprendido da sonda Rosetta esta manhã, tocou na superfície do cometa […]

Rosetta_mission_selfie_at_comet_node_full_image_2Eram 16h02 quando a sonda-robô Philae, que se tinha desprendido da sonda Rosetta esta manhã, tocou na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Esta foi a primeira vez que uma sonda pousou na superfície de um cometa, numa operação coordenada pela Agência Espacial Europeia, a ESA.

A viagem de 22,5 quilómetros entre a Rosetta e a superfície do cometa durou cerca de sete horas, tendo a Philae pousado com sucesso numa área de apenas um quilómetro quadrado, batizada como Agilkia.

O sinal que confirmou o sucesso da operação chegou à Terra cerca de 28 minutos depois, após atravessar perto de 500 milhões de quilómetros.

Durante as sete horas da sua descida, a Philae tirou fotografias e registou informação sobre o ambiente que envolve o cometa. Mas estes dados ainda vão demorar algumas horas a chegar à Terra.

Na superfície do 67P/Churyumov-Gerasimenko, a sonda-robô vai agora recolher dados para o primeiro estudo detalhado de um comenta realizado in situ. Os dados serão enviados para a Rosetta, que os reenviará para a Terra, durante os 17 meses que ficará em órbita.

Comentários

pub