«Movimento Zero Desperdício» chega a Loulé

O «Movimento Zero Desperdício», que visa evitar qualquer tipo de desperdício, nomeadamente os excedentes alimentares, vai ter uma rede em […]

Associação Dar i AcordarO «Movimento Zero Desperdício», que visa evitar qualquer tipo de desperdício, nomeadamente os excedentes alimentares, vai ter uma rede em Loulé.

A autarquia louletana e a associação «Dar i Acordar», que dinamiza este projeto, vão assinar um protocolo de colaboração com vista à criação de uma rede de combate ao desperdício neste concelho, esta sexta-feira.

Este acordo visa «o estabelecimento de ações de cooperação e facilitação entre as partes, no sentido e com o objetivo de conseguir e canalizar a maior oferta possível de doação de excedentes alimentares em prol do Município e facilitar e apoiar a que as mesmas cheguem a quem delas efetivamente necessita».

O «Movimento Zero Desperdício» foi criado em abril de 2012 pela «Dar i Acordar», associação criada no início de 2011 «com o fim de promover e contribuir para a recuperação e para a doação de excedentes de um modo geral, e de excedentes alimentares em particular».

«Esta iniciativa tem como objetivo o aproveitamento dos excedentes alimentares, nomeadamente perecíveis e confecionados, que se encontrem em perfeitas condições para consumo, junto de quaisquer entidades públicas ou privadas, com a exclusiva finalidade de prover necessidades sociais prementes que atingem grupos sociais carenciados», segundo a Câmara de Loulé.

«Atualmente o desperdício alimentar é uma realidade negativamente presente no nosso quotidiano, de considerável dimensão, que representa um problema global e transversal para o qual é necessário encontrar caminhos e estratégias que o minimizem e solucionem», defendeu, ainda, a autarquia.

Comentários

pub