Minha Terra apresenta livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais” na Portugal Agro

A Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local apresentará publicamente o livro “Receitas e Sabores dos Territórios […]

Capa Receitas e Sabores dos Territórios RuraisA Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local apresentará publicamente o livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, amanhã, dia 20 de novembro, durante a Portugal Agro, que decorre na FIL – Parque das Nações, em Lisboa.

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais” compila e ilustra receitas de 40 territórios rurais, e foi produzido pela parceria de 40 Grupos de Ação Local (GAL), no âmbito de um projeto de Cooperação Interterritorial, na Abordagem LEADER do PRODER.

A iniciativa resulta ainda da associação da Federação Minha Terra à iniciativa “7 Maravilhas da Gastronomia”, que divulgou receitas da gastronomia tradicional, dando visibilidade a este importante ativo económico e património cultural.

«A gastronomia portuguesa tem-se constituído como um importante fator de desenvolvimento, através da valorização dos produtos locais na confeção dos pratos e, também, pela dinamização de modelos de exploração turística», salienta a Minha Terra.

Participantes ativas nestes processos, a maioria das associações de desenvolvimento local associadas da Minha Terra, envolveram-se ativamente na candidatura, promovendo receitas dos seus territórios e difundindo roteiros gastronómicos, festivais e concursos, que animaram as comunidades e dinamizaram a economia local, num processo que implicou o envolvimento das suas redes locais de associados, de restaurantes, escolas e cozinheiros profissionais.

A parceria com a Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias As Idades dos Sabores veio permitir aprofundar o trabalho de investigação, integrando as receitas e o conhecimento gastronómico nos contextos socioeconómicos e culturais dos diferentes territórios.

A sessão está agendada para as 16h30, no Stand da Minha Terra.

Comentários

pub