Loulé, Lagoa e Portimão são os municípios “mais transparentes” do Algarve

Loulé (18º), Lagoa (38º) e Portimão (79º) são os três municípios “mais transparentes” do Algarve, de acordo com o Índice […]

ranking transparênciaLoulé (18º), Lagoa (38º) e Portimão (79º) são os três municípios “mais transparentes” do Algarve, de acordo com o Índice de Transparência Municipal (ITM), um ranking promovido pela TIAC – Associação Transparência e Integridade, organização não-governamental que tem como missão combater a corrupção.

Neste pódio, destaque para o município de Portimão, que subiu, em 2014, 80 posições, em relação ao ano passado, posicionando-se este ano na 79ª posição do ranking da TIAC.

O ranking é este ano comandado pelo município de Alfândega da Fé, sendo que a lista dos dez melhores inclui ainda Carregal do Sal, Torres Novas, Porto de Mós, Mirandela, Évora, Marinha Grande, Lousada, Vizela e Seixal.

Loulé, em 18º lugar neste ranking, é o único município do Algarve a integrar o Top20.

A TIAC apresenta anualmente um estudo que revela o Índice de Transparência Municipal (ITM) onde é avaliada a informação fornecida pelos 308 concelhos do país aos seus munícipes, divulgando assim as autarquias que mais e melhores contas prestam.

Em nota de imprensa, o município de Portimão considera que «os resultados apresentados pela TIAC traduzem o esforço que tem vindo a ser feito pelo executivo para que os procedimentos da Câmara sejam absolutamente claros e transparentes».

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites.

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira; transparência na área do urbanismo.

 

Ranking do Algarve:

1º – Loulé (18º no ranking nacional)
2º – Lagoa (38º)
3º – Portimão (79º)
4º – Albufeira (88º)
5º – Faro (110º)
6º – São Brás de Alportel (119º)
7º – Vila do Bispo (128º)
8º – Olhão (141º)
9º – Tavira (144º)
10º – Vila Real de Santo António (148º)
11º – Monchique (169º)
12º – Castro Marim (174º)
13º – Silves (199º)
14º – Alcoutim (205º)
15º – Lagos (206º)
16º – Aljezur (237º)

Comentários

pub