I Encontro de Representantes da Agricultura Familiar do Algarve debateu problemas do setor na região

A nova Política Agrícola Comum e a situação da agricultura no Algarve estiveram em debate no I encontro de Representantes […]

foto encontro1A nova Política Agrícola Comum e a situação da agricultura no Algarve estiveram em debate no I encontro de Representantes da Agricultura Familiar do Algarve realizado dia 9 de Novembro no salão do Edifício da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

No encontro estiveram presentes 52 participantes de vários concelhos algarvios, com representação de associações e movimentos de agricultores já existentes na região, sendo que a mesa foi composta pelo presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e por três coordenadores da Confederação Nacional da Agricultura.

A redução das verbas de apoio à instalação dos jovens agricultores, ou a falta de diálogo entre o Ministério da Agricultura e as organizações agrícolas foram alguns dos temas abordados no encontro, segundo nota de imprensa da Confederação Nacional da Agrícultura.

O mesmo documento refere que «os prazos para as organizações agrícolas manifestarem os seus pareceres, por exemplo sobre as transições das medidas agroambientais, onde o governo se prepara para prejudicar os agricultores, são extremamente reduzidos».

Segundo a nota de imprensa, «os agricultores reconheceram a importância do encontro. Os representantes do Movimento do Levante de Lagos, que abraçaram a luta contra a fiscalidade no sector e em menos de um mês juntaram 2300 assinaturas em petição e levaram à Assembleia da

República, salientaram a preservação da identidade e culturas regionais nos Mercados do Levante. Salientaram também a importância que estes mercados têm ao nível da diversificação do Turismo».

Já os jovens agricultores aproveitaram o encontro para opinar «sobre a maneira extremamente complicada de obter um apoio, a imensa burocracia associada “impossível” de ultrapassar sem ajuda de um profissional, e a necessidade de uma associação para os ajudar».

No encontro foi ainda esclarecido o «negócio da certificação de produtos e apresentou-se uma marca (Filhos da Tradição), já existente e ao dispor dos agricultores familiares associados».

Foi ainda estabelecida uma Comissão Instaladora para uma Associação de Agricultores Familiares no Algarve, à imagem do que já acontece noutras regiões.

Comentários

pub