GNR apreende quase duas toneladas de haxixe num barco com espanhóis no Guadiana

Um total de 1840 quilos de haxixe e uma embarcação de 7,70 metros de comprimento foram apreendidos pela GNR ontem […]

Haxixe guadiana_1Um total de 1840 quilos de haxixe e uma embarcação de 7,70 metros de comprimento foram apreendidos pela GNR ontem ao princípio da noite, numa operação realizada no rio Guadiana, junto a Castro Marim. Foram ainda detidos dois homens de nacionalidade espanhola, tripulantes da embarcação.

A operação foi liderada pela Unidade de Controlo Costeiro da GNR que, pelas 19h30 de terça-feira, apanhou o barco carregado de haxixe, tripulado pelos dois suspeitos de nacionalidade espanhola.

Segundo comunicado da GNR hoje divulgado, a ação resultou de um alerta feito pela Guardia Civil espanhola, que dava conta do movimento de uma embarcação suspeita, vinda de alto mar, e que estava a ser monitorizada pelo sistema de vigilância costeiro daquela força, à entrada do rio Guadiana.

Haxixe guadiana_2«De imediato foram ativados os meios navais e terrestres do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, distrito de Faro, para efetuar a interceção da referida embarcação, ação que ocorreu junto ao esteiro de Castro Marim (também no Rio Guadiana)», refere o comunicado.

Os dois tripulantes, de 36 e 40 anos, ainda tentaram fugir, mas acabaram por ser apanhados pelas autoridades portuguesas.

Dentro do barco, estavam acondicionados 58 fardos de haxixe, num total de 1.840 quilogramas e com um valor estimado de 60 mil euros. Segundo a GNR, esta operação impediu a entrada de 3.680.000 doses de haxixe na Europa.

A GNR salienta também que a operação só foi possível devido à estreita colaboração com a Guardia Civil espanhola e aos sistemas de vigilância costeira e de comunicações.

Comentários

pub