Estela do Guerreiro foi escolhida para o “Young Scenographers Contest”

O EuroVision: Museums Exhibiting Europe (EMEE), que está  a promover o “Young Scenographers Contest”, intitulado «One Object – Many Visions […]

estela da aboboda mesaabcO EuroVision: Museums Exhibiting Europe (EMEE), que está  a promover o “Young Scenographers Contest”, intitulado «One Object – Many Visions – EuroVisions», escolheu a estela com escrita do sudoeste da Abóbada, como uma das peças a trabalhar no âmbito desse concurso.

O EMEE é um projeto para o desenvolvimento dos museus nacionais e regionais da Europa, financiado pelo Programa Cultura da Comissão Europeia. Pretende criar abordagens inovadoras e interdisciplinares para os museus reinterpretarem os seus objetos no contexto da história da Europa.

O “Young Scenographers Contest” é um concurso internacional de design interdisciplinar com o objetivo de envolver os jovens designers a criar ideias inovadoras e criativas.

Pretende que se concebam novas ideias e se desenvolvam conceitos diferentes para expor os objetos museológicos, seja através de novos meios de apresentação ou de novos enquadramentos cenográficos, criando assim distintas abordagens e permitindo a fruição destes bens arqueológicos, numa perspetiva multidisciplinar e estimulante para as futuras gerações e dando-lhe ainda uma memória europeia coletiva.

Foram escolhidos pelas oito instituições europeias participantes 22 objetos. Do Museu Nacional de Arqueologia (representante nacional) foram escolhidas quatro peças, sendo que uma delas é a estela com escrita do sudoeste da Abóbada, a par de um vaso campaniforme, uma lucerna de terra sigillata e um candil.

O Projeto Estela é um dos parceiros do Museu Nacional de Arqueologia, na sequência da colaboração iniciada durante as Jornadas Europeias do Património.

O registo para integrar o concurso termina a 28 de Novembro, mas, para mais informações sobre como participar, os prémios, as datas de submissão de propostas, entre outras informações, pode visitar-se a página de internet do Young Scenographers Contest.

Segundo o Projeto Estela, a estela da Abóbada, achada em trabalhos agrícolas em 1972 perto da Aldeia dos Fernandes, Almodôvar, e apelidada como “Estela do Guerreiro”, precisamente por representar ao centro da inscrição com escrita do Sudoeste uma figura humana interpretada como um guerreiro, sempre «despertou, a nível peninsular, desde então e até à atualidade, um enorme interesse pela excecionalidade da associação entre a escrita e a representação humana».

No entanto, o local da descoberta fora apenas alvo de um breve registo, com uma notícia preliminar realizada por Manuela Alves Dias e Luis Coelho, sem nunca ter sido devidamente intervencionado.

Assim, para «esclarecer cientificamente o contexto deste sítio arqueológico (cronologia, tipo de estruturas, documentar os rituais funerários, etc.)», mas «também para recolher dados para poder contar ao visitante do MESA [Museu da Escrita do Sudoeste em Almodôvar], a história por detrás daquela figura apelidada de “guerreiro” que é hoje o símbolo deste núcleo museológico», o Projeto Estela promoveu campanhas arqueológicas em 2010 e 2011, na necrópole da Idade do Ferro da Abóbada.

 

Comentários

pub