Conselho de Jurisdição Nacional desconvoca eleições do PSD/Portimão

A Comissão Política de Secção do PSD/Portimão deveria amanhã, sábado, 8 de Novembro, realizar as suas eleições, às quais se […]

luis rodrigues e helder renatoA Comissão Política de Secção do PSD/Portimão deveria amanhã, sábado, 8 de Novembro, realizar as suas eleições, às quais se apresentaram duas candidaturas, mas um despacho do Conselho de Jurisdição Nacional considerou-as nulas, motivando a sua desconvocação.

Segundo uma nota publicada no dia 5 no jornal «Povo Livre», órgão oficial do PSD, «na sequência do despacho do Conselho de Jurisdição Nacional (CJN), ficam sem efeito as eleições agendadas para o dia 08 de novembro de 2014».

Contactados pelo Sul Informação, ambos os candidatos à presidência da Concelhia social-democrata portimonense afirmaram desconhecer as razões desta decisão do CNJ.

No entanto, José Inácio Marques Eduardo, vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD, revelou ao nosso jornal que este que é, na prática, um adiamento das eleições, se ficou a dever ao facto de o CNJ não ter ainda analisado e tomado decisão sobre os recursos apresentados por dois dos militantes de Portimão que foram suspensos por dois anos pelo Conselho de Jurisdição Distrital do PSD/Algarve. Dos três militantes então suspensos – Pedro Castelo Xavier, Fernando Imaginário e João Amado -, os dois primeiros apresentaram recurso.

Essa decisão do Conselho de Jurisdição Distrital do PSD/Algarve, datada do passado mês de Agosto, fez também cair os órgãos da Comissão Política de Secção do PSD portimonense, pelo que deveriam ser convocadas eleições para aquele órgão, no prazo de 60 dias. Isso foi feito pela Distrital social-democrata.

PSD«Os recursos têm de facto efeitos suspensivos» no processo das eleições, admitiu José Inácio, vice-presidente da Distrital, nas suas declarações ao Sul Informação.

No entanto, antes de convocar eleições para 8 de Novembro, «a Distrital procurou informar-se junto do órgão próprio, a Secretaria Geral do partido, se havia recursos e disseram-nos que não. De tal modo, que a Secretaria Geral emitiu os cadernos eleitorais, sem que neles constassem os nomes dos militantes suspensos», acrescentou aquele dirigente regional.

Tendo em conta que já passaram mais do que os 60 dias estatutários para a realização de novas eleições na Concelhia de Portimão, e ainda todo o processo anterior, que criou sérias clivagens no interior do partido a nível local, José Inácio espera agora que «em face da situação, o Conselho Nacional de Jurisdição seja lesto na sua decisão sobre os recursos».

Ontem, a Distrital reuniu-se com os dois candidatos à Concelhia, para analisar o despacho do CNJ, tendo todos os intervenientes nessa reunião decidido acatar aquela decisão e esperar pelo resultado do recurso.

Às eleições que deveriam realizar-se amanhã, envolvendo cerca de 300 militantes com quotas pagas, concorriam duas listas: uma era encabeçada por Helder Renato Rodrigues, atual chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Monchique, que já tinha concorrido há dois anos à presidência do PSD portimonense, tendo então sido derrotado pelo outro candidato, Pedro Castelo Xavier.

A outra lista era encabeçada por Luís Rodrigues, arquiteto, considerado afeto à tendência representada por Pedro Xavier, anterior presidente da Concelhia, suspenso da sua condição de militante por ter assinado com o PS, à revelia dos órgãos do PSD, um acordo que viabilizou o executivo socialista à frente da Câmara Municipal, tendo o próprio Pedro Xavier aceite um lugar de vereador permanente e remunerado. Foi a assinatura desse acordo e a aceitação do cargo de vereador que levou à suspensão de Xavier.

O Sul Informação não teve acesso à lista de Luís Rodrigues.

portimaoQuanto à lista de Helder Renato, incluía a maioria dos pesos-pesados e dos históricos do partido a nível local, procurando apresentar-se como uma lista de consenso, de renovação e de busca da afirmação do PSD no contexto local, depois do mau estar causado pela derrota nas Eleições Autárquicas do ano passado e da aliança do único vereador então eleito com o PS.

Na lista de Helder Renato, para presidente, surgiam ainda, para vice-presidentes, Carlos Bicheiro
e Herberto Quental, tendo Carlos Gouveia Martins (presidente da JSD algarvia) como candidato a secretário-geral.

A Comissão Política incluía nomes como Luís Miguel Martins (coordenador dos autarcas), Paulo David, Mário Futuro, Manuel Henrique Valente, Edite Silva ou Carla Marques.

Os candidatos à Mesa do Plenário Concelhio eram os históricos Filipe Abreu, Ilídio Martins e José Nascimento (ex-presidente dos TSD), enquanto Joaquim Poejo Mendes era o mandatário da Candidatura.

Helder Renato também anunciou nomes para os órgãos não eleitos do PSD/Portimão, os futuros Gabinete de Estudos e Conselho de Opinião, caso seja eleito. Assim, para o Gabinete de Estudos, perfilavam-se Pedro Martins (ex- presidente da Concelhia e antigo vereador), Ricardo Lisboa Oliveira (professor universitário) e Pedro Roma (antigo presidente da JSD/Portimão), enquanto o Conselho de Opinião teria nomes como Evangelista de Oliveira (ex vereador) ou Ivo Campos (médico cirurgião e ex membro da AM).

Com a anulação das eleições deste sábado, falta agora saber quando será convocado novo ato eleitoral e se se mantêm as listas que já tinham sido apresentadas.

 

Corrigida às 15h55 de dia 10 de Novembro, retirando dois dos nomes apontados para o Conselho de Opinião de Helder Renato Rodrigues.

 

Comentários

pub