Confraria dos Enófilos do Alentejo escolheu os melhores vinhos da região

Os vinhos alentejanos «Herdade dos Grous Moon Harvested, Tinto 2012» e «Antão Vaz da Peceguina, Branco 2013» foram distinguidos com […]

Premio Excelência brancos_Vinhos Alentejo Os vinhos alentejanos «Herdade dos Grous Moon Harvested, Tinto 2012» e «Antão Vaz da Peceguina, Branco 2013» foram distinguidos com o prémio Excelência no «Concurso Melhores Vinhos do Alentejo», organizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo.

Na segunda edição deste concurso, foram distinguidos 15 vinhos com a medalha de ouro e sete com a de prata.

Enófilos alentejanos estiveram reunidos no passado sábado, no Hotel Convento do Espinheiro, em Évora, para «distinguir a qualidade da produção do Alentejo e dar a conhecer aos consumidores o que de melhor é produzido na região».

Foi aqui que anunciaram os vinhos que consideraram ser os melhores, daquela região bem conhecida pela produção vinícola. Duas das medalhas de ouro foram para os dois vinhos reconhecidos pela sua excelência, mas houve bastante mais.

Neste campo, foram os vinhos tintos que mais se destacaram, nomeadamente os vinhos: Herdade dos Grous Moon Harvested – Tinto 2012; Tapada do Chaves – Tinto Reserva 2010; Grande Rocim – Tinto Reserva 2011; Vale de Ancho – Tinto Reserva 2011; Planura – Tinto Reserva 2010; Garrafeira de Sócios – Tinto Garrafeira 2008; Monsaraz – Tinto 2012; Visconde de Borba – Tinto Reserva 2010; Pinga Amores – Tinto Reserva 2011; e Poliphonia Signature – Tinto 2011.

Já os vinhos brancos distinguidos com a medalha de ouro foram: Antão Vaz da Peceguina – Branco 2013; Poliphonia – Branco Reserva 2013; Reguengos – Branco Reserva 2013; .BEB – Branco 2012; e Adega de Borba – Branco Reserva 2013

Premio Excelência Tintos_Vinhos do AlentejoAs medalhas de prata foram entregues aos vinhos: Romã – Rosado 2013; Comenda Grande – 6 Castas – Tinto 2011; Monsaraz – Cabernet Sauvignon – Tinto 2007; Herdade das Servas – Tinto Reserva 2011; Quinta da Pinheira – Tinto 2010; Pousio – Tinto 2012; e Scala Coeli – Alfrocheiro – Tinto 2011.

Para o juiz da Confraria Francisco Mata, o lançamento desta iniciativa, que se quer anual, «demonstra que os vinhos da região têm conseguido elevar e manter os padrões de qualidade, existindo um reconhecimento tanto no mercado nacional como internacional».

«O Concurso foi aberto aos vinhos produzidos no Alentejo, certificados como Denominação de Origem Controlada Alentejo ou Indicação Geográfica Alentejano. Não houve restrições quanto ao número máximo de vinhos a concurso, por cada produtor, sendo que todos os vinhos devem estar engarrafados e legalmente rotulados, com indicação do ano de colheita e ostentando os correspondentes selos de certificação. Foram admitidos a concurso vinhos tranquilos, brancos, rosados e tintos», revelou a organização do concurso.

O júri foi composto por representantes da Associação Portuguesa de Enologia, Associação Nacional de Escanções, Universidade de Évora, Câmara de Provadores da CVRA, Confraria dos Enófilos do Alentejo, Revista Wine e quatro jornalistas da especialidade internacionais (três alemães e um sueco), que avaliaram os concorrentes durante 1 dia.

Comentários

pub