Centro Cultural de Lagos recebe sessão familiar de «O Quebra-Nozes»

Uma sessão familiar do espetáculo «O Quebra-Nozes», que vai decorrer esta sexta-feira, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos, vai […]

O Quebra-Nozes LagosUma sessão familiar do espetáculo «O Quebra-Nozes», que vai decorrer esta sexta-feira, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos, vai assinalar o fim da 16ª edição da Semana Cultural da Academia de Música de Lagos, que está a decorrer desde o início da semana.

Esta sessão especial segue-se à presentação da mesma peça a mais de mil alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico do Concelho de Lagos, que começou na segunda-feira e se prolongou até hoje.

Ao longo desta semana, como acontecerá amanhã, esteve em foco uma adaptação do aclamado conto «O Quebra-Nozes»de Hoffmann, escrito em 1816.

«Este conto tem como cenário a Ceia de Natal e o mundo de fantasia de Clara, uma criança que recebe um presente de Natal muito especial: um Quebra-Nozes. O Conto desenvolve-se com personagens e cenários do Mundo da Fantasia, criados por Clara: o Reino das Guloseimas, A Fada do Açúcar, Soldadinhos de Chumbo e um terrível vilão: o Rei dos Ratos», descreve a Academia de Música de Lagos.

Personagens que, em Lagos, são encarnados pelo Ensemble de Música de Câmara da AML, que interpretará excertos da famosa suite de danças “Quebra-Nozes” de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 -1893) e outros apontamentos musicais a acompanhar a narração de Joana Godinho, com um cenário multimédia da autoria de Nelson Nunes.

A sessão de amanhã contará com a participação especial do Estúdio de Ballet Gwen Morris.

A adaptação do texto de Hoffmann para a peça da Academia de Música de Lagos é da responsabilidade de Joana Godinho, que além da narração, também fez a dramaturgia da peça, em parceria com Daniela Tomaz.

O emsemble musical é composto por Mónica Azevedo e José Nuno Matias (violino), Bárbara dos Santos (violoncelo), João Gonçalves (contrabaixo), Catarina Rico (flauta transversal), Gabriel Rodeia (trombone), Carolina Lamy e Marta Alves (piano), e André Nascimento e Bruno Domingos (percussão). As vozes off são de João Bandarra e Bruno Sousa.

Este espetáculo é uma produção da Academia de Música de Lagos, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, Agrupamento de Escolas Padre António Oliveira [ESPAMOL] e Estúdio de Ballet Gwen Morris e realiza-se no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes e Espectáculos, inserido na estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes/Secretaria de Estado da Cultura CA14.

Comentários

pub