Campeonato de Vela do Algarve começou no fim de semana em Lagos

O duo dinâmico do Ginásio Clube Naval de Faro em Optimist Infantis, Guilherme Cavaco e Miguel Sancho, confirmou o seu […]

Optimist LagosO duo dinâmico do Ginásio Clube Naval de Faro em Optimist Infantis, Guilherme Cavaco e Miguel Sancho, confirmou o seu excelente momento de forma, com uma ‘dobradinha’ na 1ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015.

A prova decorreu em Lagos, no fim-de-semana de 8 e 9 de Novembro, organizada pela Associação Regional de Vela do Sul e pelo Clube de Vela de Lagos, que alcançou vitórias importantes nas classes Optimist Juvenis e Laser Radial.

Além dos clubes de Faro e de Lagos, o Clube Naval de Portimão e a Associação Naval do Guadiana integraram também o lote de equipas com mais pódios conquistados neste arranque de campeonato.

Guilherme Cavaco e Miguel Sancho comandaram sempre a frota de Optimist Infantis em Lagos, como fizeram em Viana do Castelo e Vigo, nas duas jornadas que nas últimas semanas fizeram a prova internacional Semana do Atlântico, ganha pelos dois jovens farenses.

Em Lagos, Luís Gonçalves (ANGuadiana) foi 3º classificado e só numa das 6 regatas conseguiu terminar à frente de Miguel Sancho.

A frota de Optimist Infantis em Lagos foi composta por 11 embarcações, uma frota menor do que tem sido habitual nos últimos anos.

Pódio (incompleto) de Optimist Infantis
Pódio (incompleto) de Optimist Infantis

Recorde-se que, em Setembro de 2015, Faro recebe o Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados, classe na qual o Algarve costuma ter campeões, como são os casos de Beatriz Gago e de Manuel Fortunato, agora a competir no escalão superior Juvenis.

Manuel Fortunato costuma andar na frente da frota regional de Juvenis e no ano passado ganhou mesmo uma prova do campeonato do Algarve.

Este fim-de-semana, apesar de também vir de uma vitória internacional na Semana do Atlântico e de estar a competir ’em casa’, Manuel Fortunato falhou o pódio… por dois pontos.

Beatriz Gago é também uma das comandantes da frota regional Juvenil, mas em Lagos ficou no 8º lugar da tabela geral na sua classe, equivalente ao terceiro lugar no pódio feminino.

Tomás Quitéria foi o vencedor da prova em Optimist Juvenis, a maior e mais competitiva frota (65 embarcações) neste campeonato regional.

O velejador de Lagos foi um líder muito consistente, apesar de duas das cinco regatas disputadas nesta classe terem sido ganhas por Afonso Rodrigues (GCNFaro), 2º classificado.

Afonso Rodrigues é um dos comandantes regionais Juvenis e, em Outubro, representou Portugal no Mundial de Juvenis, na Argentina.

Pódio (incompleto) de Optimist Juvenis
Pódio (incompleto) de Optimist Juvenis

Este fim-de-semana, em Lagos, teve um resultado mau na 1ª regata (35º) e dois resultados menos bons nas duas últimas (9º e 6º), o que comprometeu a luta pela vitória.

O Clube de Vela de Lagos conseguiu uma ‘dobradinha de género’ em Optimist Juvenis, somando à vitória masculina de Tomás Quitéria a vitória feminina de Mariana Viegas, à frente de Daniela Miranda (ANGuadiana) e de Beatriz Gago (CNPortimão). Este trio é presença habitual nos pódios femininos regionais.

Francisco Farinha e Marta Roque, ambos do Clube Naval de Portimão, foram primeiro e segundo classificados na tabela geral da classe Laser 4.7, frota com 14 embarcações. Francisco Farinha esteve muito forte em Lagos e venceu 4 das 6 regatas disputadas na classe.

Em Laser Radial, frota com 9 embarcações, Pedro Costa conquistou para o Clube de Vela de Lagos uma vitória importante e o Troféu Perpétuo Thomas Brown, atribuído nesta classe. Pedro Costa venceu todas as regatas que completou (venceu 5 e não concluiu a última), consumando uma vitória absolutamente dominadora, à frente do seu colega de equipa João Rodrigues. Pontos importantes numa classe que na época passada foi dominada no Algarve por dois velejadores do Grupo Naval de Olhão, David Coutinho e Gustavo Calado, 3º e 4º classificados, este fim-de-semana, em Lagos.

A dupla Vasco Rocha & Salvador Leite (Clube Náutico de Tavira) venceu com naturalidade na classe 420, beneficiando da ausência da forte dupla do Iate Clube Marina de Portimão composta por Álvaro Leite e Rodolfo Pires. Recorde-se que este último sagrou-se vice-campeão olímpico nos Jogos da Juventude, em Agosto último, na China.

Na classe Fórmula Windsurfing, a vitória foi para o suspeito do costume, Miguel Martinho (CNPortimão), vencedor de 5 das 6 regatas disputadas na prova. Vasco Chaveca assegurou nesta classe uma ‘dobradinha’ para o clube de Portimão. Foi segundo em todas as regatas, excepto na quarta, em que conseguiu vencer ao multicampeão Miguel Martinho.

Esta 1ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015 decorreu quase sem chuva mas com vento irregular, na casa dos 12 nós e com ‘poços’ de 10 nós, que travaram alguns velejadores à saída de bordos. Foi um bom ensaio para a 1ª Prova de Apuramento Regional (provas de apuramento para campeonatos nacionais), que decorre no próximo fim-de-semana, 15 e 16 de Novembro, em Faro.

A 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015 está marcada para os dias 13 e 14 de Dezembro, em Portimão.

 

Pódios 1ª Prova Campeonato Algarve Vela Ligeira 14/15 – Lagos

Optimist Infantis
1. Guilherme Cavaco (GCNFaro) – 7 pontos
2. Miguel Sancho (GCNFaro) – 10 pts
3. Luís Gonçalves (ANGuadiana) – 16 pts

Infantis Masculinos: # / Infantis Femininos: Mara António – CNPortimão (6); Júlia Rodriguez – ANGuadiana (8); Marta Cavaco – CNPortimão (9)

Optimist Juvenis
1. Tomás Quitéria (CVLagos) – 6 pontos
2. Afonso Rodrigues (GCNFaro) – 17 pts
3. João Revés (ANGuadiana) – 23 pts

Juvenis Masculinos: # / Juvenis Femininos: Mariana Viegas – CVLagos (6); Daniela Miranda – ANGuadiana (7); Beatriz Gago – CNPortimão (8)

Laser 4.7
1. Francisco Farinha (CNPortimão) – 7 pontos
2. Marta Roque (CNPortimão) – 12 pts
3. Bruna Carvalho (ANGuadiana) – 16 pts

4.7 Masculinos: Francisco Farinha – CNPortimão (1); David Sousa – CVLagos (4); Dinis Martins – CNPortimão (5) / 4.7 Femininos: Marta Roque – CNPortimão (2); Bruna Carvalho – ANGuadiana (2); Madeleine Hoyle – MYCAlbufeira (12)

Laser Radial
1. Pedro Costa (CVLagos) – 5 pontos
2. João Rodrigues (CVLagos) – 11 pts
3. David Coutinho (GNOlhão) – 17 pts

Radial Masculinos: # / Radial Femininos: sem presenças

Laser 420
1. Vasco Rocha & Salvador Taveira (CNTavira) – 5 pontos
2. Rui Ribeiro & Miguel Ferreira (CNTavira) – 6 pts
3. Martim Sancho & Afonso Correia (GCNFaro) – 11 pts

Formula (windsurfing)
1. Miguel Martinho (CNPortimão) – 5 pontos
2. Vasco Chaveca (CNPortimão) – 9 pts
3. João Gil Morais (CIMAVilamoura) – 15 pts

Formula Masculinos: # / Formula Femininos: Margarida Gil Morais – CIMAVilamoura (6)

 

Calendário Campeonato Algarve Vela Ligeira 2014/2015
1ª Prova: Lagos (8 e 9 Novembro 2014)
2ª Prova: Portimão (13 e 14 Dezembro 2014)
3ª Prova: Albufeira (14 e 15 Março 2015)
4ª Prova: Tavira (18 e 19 Abril 2015)
5ª Prova: VRSA (16 e 17 Maio 2015)

 

Fotos: Paulo Marcelino

 

 

Comentários

pub