Jovem atleta algarvio sagra-se Campeão Nacional de Bodyboard Sub-12

Rafael Cabral (Associação de Bodyboard de Sagres – ABS) sagrou-se campeão nacional de bodyboard Sub-12, ao vencer a 6ª e […]

Podio-sub-12-Mariana-Rafael-Pedro-Tomas-Ricardo-650x433Rafael Cabral (Associação de Bodyboard de Sagres – ABS) sagrou-se campeão nacional de bodyboard Sub-12, ao vencer a 6ª e última etapa do Circuito Nacional Esperanças 2014, disputada em Carcavelos, nos dias 1 e 2 de Novembro.

Foi a quarta vitória consecutiva do jovem ‘Rafa’ e, numa etapa de luxo para a representação algarvia da ABS, com Tomás Rosado a dar espectáculo e a alcançar a sua primeira vitória em Sub-14.

Esta derradeira etapa do Esperanças 2014 em bodyboard foi disputada em 5 categorias – Sub-18, Sub-18 Feminino, Sub-16, Sub-14 e Sub-12 – e a vitória foi algarvia (ABS) em duas das categorias (Sub-14 e Sub-12).

A Praia de Carcavelos apresentou condições de gala, com ondas de um metro e boa formação; com boas esquerdas, o que é favorável aos ‘riders’ algarvios.

Rafael Cabral tem 12 anos de idade e apenas um ano de bodyboard. Depois de vacilar nas primeiras duas etapas do circuito, ultrapassado por Mariana Rosa, o jovem ‘Rafa’ assumiu o controlo das operações e ‘varreu’ todas as restantes etapas, impondo-se à sua rival de Carcavelos.

E foi, precisamente, na ‘casa’ da adversária mais forte, que Rafael Cabral voltou a ganhar. O algarvio liderou sempre a final, construindo o seu ‘score’ com um ‘rolo’ forte (6.75 pontos) e uma boa onda de ‘backup’ na casa dos 4 pontos.

Carcavelos decidiu apenas os campeões Sub-12 e Sub-18 Feminino, uma vez que os títulos nas restantes categorias já estavam matematicamente atribuídos. Miguel Adão (Sub-18… venceu 5 das 6 etapas!), Guilherme Guerra (Sub-16) e Miguel Ferreira (Sub-14… 5 vitórias em etapas!) garantiram os respectivos títulos na etapa anterior, na Nazaré.

Madalena Guerra, atleta de Carcavelos, conquistou ’em casa’ o título de campeã nacional Sub-18 Feminino, concluindo a 6ª Etapa na 3ª posição e beneficiando da eliminação de Carolina Esteves nas meias-finais.

A ABS esteve também representada nesta categoria, por Vanessa Marques e Raquel Viseu, ambas eliminadas na Ronda 1 (quartos-de-final).

Rafael Cabral sagrou-se de forma brilhante campeão nacional Sub-12, tornando-se no terceiro atleta ABS a alcançar este título, depois de Gonçalo Pinheiro (actual Top 16 Open) e de Tomás Rosado (em 2012).

Tomás Rosado foi um dos protagonistas da etapa em Carcavelos. O atleta ABS deu um autêntico recital de surf na categoria Sub-14, ‘varrendo’ a meia-final e a final com combinações fortíssimas ‘Rollo’ + ARS, sem hipóteses para os adversários. Tomás Rosado alcançou a sua primeira vitória em etapas Sub-14 e subiu ao 3º lugar no ‘ranking’ final.

“Foi uma época bastante positiva. Voltámos a ter um campeão Sub-12 e, nos Sub-14, o Tomás fez o que pôde com as ondas que teve. Nos Sub-16, o Nuno Cabral passou sempre um ‘heat’, o que é uma boa prestação para primeiro ano de bodyboard”, comentou Francisco Pinheiro, atleta Top 16 Open e treinador, ao Sul Informação.

 

Finais (+ABS) 6ª Etapa CNB Esperanças 2014 – Carcavelos

Sub-18
1. Miguel Adão (ABFM) – campeão nacional
2. Stephanos Kokorelis (CRCQL)
3. David Rosmaninho (CNP)
4. Ricardo Rosmaninho (CNP)

Sub-18 Feminino
1. Teresa Padrela (AquaCarca)
2. Patrícia Raquel (CRCQL)
3. Madalena Guerra (AquaCarca) – campeã nacional
4. Carolina Vintém (ARC)

Sub-16
1. André Rodrigues (AquaCarca)
2. Gonçalo Sousa (AquaCarca)
3. Tomás Silva (ABFM)
4. António Ferreira (AquaCarca)

Sub-14
1. Tomás Rosado (ABS)
2. António Ferreira (AquaCarca)
3. David Vedor (CRCQL)
4. Rodrigo Lopes (AquaCarca)

Sub-12
1. Rafael Cabral (ABS) – campeão nacional
2. Pedro Ferreira (AquaCarca)
3. Tomás Nunes (CRCQL)
4. Mariana Rosa (AquaCarca)
5. Ricardo Mourão (CRCQL)

Comentários

pub