Vilamoura recebe Mundial de Optimist em 2016

O Clube Internacional Marina de Vilamoura (CIMAV) vai organizar o Campeonato do Mundo de Optimist em 2016. A candidatura portuguesa […]

Optimist_VilamouraO Clube Internacional Marina de Vilamoura (CIMAV) vai organizar o Campeonato do Mundo de Optimist em 2016. A candidatura portuguesa foi escolhida pela International Optimist Dinghy Association (IODA), no dia 28 de Outubro, em assembleia-geral realizada na Argentina, em San Isidro, onde decorre até ao final da semana o mundial deste ano.

A organização do Campeonato do Mundo de Optimist em 2016 vai levar ao Algarve mais de 900 pessoas entre velejadores, treinadores, representantes dos países e familiares que acompanham os atletas. Esta comitiva estará em Vilamoura em média 14/15 dias, prevendo-se um impacto econômico de mais de um milhão e duzentos mil euros directos na economia local.

Esperam-se em Vilamoura mais de 60 países participantes, com uma cobertura mediática global, levando o Algarve aos quatro cantos do mundo, outra das vantagens do Campeonato decorrer durante as férias no hemisfério Norte, é que muitas famílias dos velejadores vão aproveitar para passar férias em Portugal.

A candidatura de Vilamoura ao Mundial de Optimist em 2016 concorreu contra outras 4 candidaturas fortes, nomeadamente Qatar, Espanha, Brasil e Tailândia. Foram necessárias quatro rondas de votação para apurar o vencedor, consagrando a candidatura portuguesa, apoiada pelo gabinete do primeiro-ministro de Portugal. No processo estiveram envolvidos directamente em San Isidro o embaixador de Portugal na Argentina e o presidente da Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO), Duarte Romão.

O Algarve volta a estar na rota dos grande eventos mundiais de Vela. Recorde-se que este ano, em Julho, o Clube Náutico de Tavira organizou o Campeonato do Mundo da Juventude em Vela Ligeira, disputado por cerca de 400 velejadores em representação de 67 países.

Comentários

pub