Universidade do Algarve participa em convenção sobre Indústrias Culturais e Criativas em Itália

A Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (CRIA) vai participar, a partir desta segunda-feira, numa […]

Projeto WealthA Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (CRIA) vai participar, a partir desta segunda-feira, numa convenção sobre Indústrias Culturais e Criativas, que irá decorrer até sexta-feira na região de Apúlia, em Itália.

Esta convenção realiza-se no âmbito do Projeto «Wealth – Promoting Local Sustainable Economic Development», e dará a conhecer algumas atividades desenvolvidas naquela região, que têm contribuído para o desenvolvimento económico sustentável das Indústrias Culturais e Criativas.

Durante a iniciativa, o CRIA, através de Marisa Madeira, fará um balanço «sobre o estado da arte das Indústrias Culturais e Criativas no Algarve e sobre o apoio que o CRIA tem prestado para o desenvolvimento do empreendedorismo cultural e criativo na região». A delegação algarvia terá, igualmente, oportunidade de participar em vários workshops, «nomeadamente, sobre estratégias políticas e iniciativas para a Cultura e Criatividade na região de Apúlia».

Ao longo dos cinco dias de convenção, serão, ainda, promovidas várias visitas a empresas e instituições regionais das áreas do Cinema, Cultura, Património, Artesanato e Turismo Cultural.

Parceiros do Wealth a desfrutar da vista do mirante da Tertúlia Algarvia_2«Tal como já acontecera em anos anteriores (Israel, junho de 2012; Roma, maio de 2013; Algarve, maio de 2014), esta convenção pretende reunir todos os parceiros, durante 5 dias, para que conheçam e analisem in situ casos regionais de desenvolvimento económico sustentável, com o objetivo de planificar medidas futuras em conjunto», explicou a UAlg, numa nota de imprensa.

O Projeto Wealth decorre ao abrigo do Programa ENPI-CBC Mediterranean Sea Basin e é dedicado ao desenvolvimento de estratégias para inserção dos processos económicos e de políticas de desenvolvimento, tanto para as comunidades como para a economia local e regional.

A parceria é constituída por New Israel Fund – Shatil (Israel, Parceiro Líder), Lunaria (Itália, Lazio), Universidade do Algarve, CRIA (Portugal, Algarve), Região de Apúlia – Department for Policies Related to the Promotion of Territory, Know-how and Talents (Itália, Apúlia), Shiraa Association for Development (Palestina), contando ainda com o envolvimento da New Economics Foundation (Inglaterra).

Comentários

pub