Mais 15 médicos cubanos tratam da saúde a 28500 utentes do Algarve

A Administração Regional de Saúde do Algarve vai reforçar os seus serviços de cuidados primários de saúde com mais 15 […]

centro de saúde de silvesA Administração Regional de Saúde do Algarve vai reforçar os seus serviços de cuidados primários de saúde com mais 15 médicos cubanos, distribuídos pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Central e Barlavento, permitindo desta forma que mais 28500 utentes da região tenham acesso a um médico de família.

Os médicos cubanos ficarão afetos aos Centros e Extensões de Saúde de Albufeira, Aljezur, Almancil, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, Quarteira, Silves, São Bartolomeu de Messines, São Brás de Alportel, Vila do Bispo.

Em Silves e S. Bartolomeu de Messines, serão três os médicos cubanos a prestar serviço. Fonte da autarquia disse ao Sul Informação que dois desses médicos foram colocados em Messines e o outro em Silves, «tendo sido a ARS a determinar a quantidade dos profissionais e a sua colocação, em função das necessidades sentidas».

Para garantir a instalação dos médicos, a Câmara Municipal de Silves e a ARS Algarve assinaram um protocolo, segundo o qual a autarquia «assegura e suporta financeiramente o alojamento dos médicos de nacionalidade cubana que a Administração Regional de Saúde do Algarve afeta aos Centros de Saúde do concelho de Silves, carecidos de pessoal médico». Trata-se de um protocolo que tem sido estabelecido com outros municípios.

A fonte contactada pelo Sul Informação acrescenta que, «a autarquia não dispõe de casas de função, pelo que serão celebrados contratos de arrendamento de espaços onde os médicos ficarão alojados, sendo obrigação da autarquia efetuar o pagamento desses arrendamentos e despesas correntes a eles associados (água, luz, gás)».

«O reforço do pessoal médico nestas localidades contribuirá para assegurar e otimizar o acesso da população à prestação de cuidados de saúde, motivo que justificou a celebração deste protocolo de cooperação», acrescenta a Câmara silvense.

medicos«Não obstante ser da responsabilidade do Estado garantir o acesso das populações à saúde, adequando os recursos às suas necessidades, o Município de Silves entende que, nos tempos que correm, a prestação de apoio ao funcionamento dos Centros de Saúde do concelho contribui para a preservação dos direitos dos utentes dos serviços de saúde e dos direitos dos doentes, bem como para a melhoria da qualidade da prestação de cuidados de saúde às populações», salientou ainda a autarquia.

Segundo explica a ARS, em resposta a um pedido de informação enviado pelo nosso jornal, a contratação dos 15 clínicos vindos de Cuba é feita no âmbito do Despacho do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde de 23 de julho deste ano, que autoriza esta operação.

Os médicos, que começaram a sua experiência profissional na área da Medicina Geral e Familiar nos serviços de cuidados de saúde primários do Algarve, «estarão, numa primeira fase, a acompanhar, os colegas no sentido de ficarem a conhecer os serviços, familiarizarem-se com o funcionamento, e integrarem-se no ambiente de trabalho, com o fim de começarem a realizar consultas de forma autónoma brevemente», acrescenta a ARS.

O Conselho Diretivo da ARS Algarve sublinha o seu «empenho em resolver a falta de clínicos na região do Algarve na área dos cuidados de saúde primários, sendo a sua integração uma meta muito importante para manter a qualidade dos serviços de saúde da população local».

Comentários

pub