Três anos do “novo” Mercado de Querença comemorados com tradição e Trail Running

O Mercado de Querença regressa no dia 26 de outubro, após uma interrupção de alguns meses, mesmo a tempo de […]

Largo de Querença - C.M.LouleO Mercado de Querença regressa no dia 26 de outubro, após uma interrupção de alguns meses, mesmo a tempo de comemorar os três anos desde que foi retomada esta tradição da aldeia serrana, do Concelho de Loulé. O certame decorre das 10 às 13 horas, no Largo da Igreja Matriz de Querença e nele podem ser encontrados produtos hortícolas locais, mas também produtos gastronómicos e artesanato.

Nesta edição do mercado mensal, que se realiza sempre no último domingo do mês, vai estar em foco a tradição, mas também a boa forma física. As comemorações do terceiro aniversário da iniciativa terão associada a prova «Trail Running – Percursos de Querença», um evento que surge da segunda fase do Projeto Querença, no âmbito do qual o Mercado de Querença foi recuperado.

A prova, que começa antes da abertura do mercado, desafia a percorrer um trilho de dificuldade médio/fácil, com uma extensão de 20 quilómetros, «para os mais aventureiros conhecerem os principais percursos de Querença (7 Fontes, da Serra ao Barrocal e Fonte da Benémola)».

Pelas 10 horas terá lugar o workshop “Vamos caiar uma fonte?”. Uma actividade de valorização do Património, onde os participantes terão a oportunidade de contactar de perto com a cal e com uma das suas populares técnicas de aplicação.

Ao nível da gastronomia, a organização do Mercado de Querença preparou um workshop com uma anciã local. Seguindo a tradição algarvia, os participantes irão preparar as estrelas de figo (também conhecidas por “estrelas dos santos”) para oferecer e degustar no dia de Todos os Santos (1 Novembro). O workshop terá início às 10h30 e terá um custo de 5 euros.

Comentários

pub