Tavira prepara Semana EI UP para jovens empreendedores em Janeiro

Mostrar aos jovens exemplos de sucesso inovador, promover o contacto com casos de empreendedorismo e inovação e ainda ligar as […]

empreendedorismo_jovemMostrar aos jovens exemplos de sucesso inovador, promover o contacto com casos de empreendedorismo e inovação e ainda ligar as empresas e a universidade são alguns dos principais objetivos da Semana de Empreendedorismo e Inovação (EI UP), que vai decorrer em Janeiro do próximo ano, em Tavira.

A primeira edição desta iniciativa, promovida pela Câmara local e empresa Municipal Parques Empresariais de Tavira (EMPET), era para decorrer já neste mês de Outubro, mas «questões de acerto de calendário com as escolas» acabaram por levar ao seu reagendamento para o primeiro mês de 2015.

Apesar do adiamento, os objetivos que levaram a pensar nesta iniciativa mantêm-se. João Pedro Rodrigues, vereador do Urbanismo, Inovação e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Tavira, salienta que a Semana EI UP é um «claro exemplo da nossa determinação de construir parcerias para o desenvolvimento».

«O empreendedorismo deve ser incentivado e ensinado desde cedo», tinha acrescentado o vereador, no primeiro aniversário do Level Up (Centro de Negócios e Incubadora de Empresas de Tavira).

VISUALIZACAO CARTAZ EI UP A5A Semana EI UP destina-se a «ajudar os jovens a alimentar o seu perfil criativo», pretendendo ser um «espaço de aprendizagem, partilha de conhecimento e networking, unindo os principais agentes na promoção do empreendedorismo».

«Empreendedorismo e Inovação são fundamentais para ultrapassar os constrangimentos da região do Algarve», sublinhou João Pedro Rodrigues.

Por isso mesmo, a Semana EI UP é dirigida «a todos os jovens de Tavira e da região com interesse» nas áreas do Empreendedorismo e da Inovação e terá «uma forte componente prática», já que, frisou o vereador, «é fazendo que se aprende a fazer».

O programa desta semana, que irá decorrer no Parque de Exposições de Tavira, mas também na Universidade do Algarve, inclui seminários temáticos, o Stand UP Idea (concurso para a apresentação de ideias disruptivas), uma mostra Job Shop, com representantes dos tecidos empresarial e institucional local (nomeadamente a UAlg, o IEFP, a CCDRA, a ANJE) e ainda o Lab Tour, uma ação onde os jovens terão oportunidade de visitar empresas regionais e conviver de perto com os profissionais na sua rotina laboral, uma Star Talk, com empreendedores de sucesso a apresentar a sua experiência.

Será ainda apresentado o prémio Empreendedor Level UP, cujo objetivo é reconhecer e distinguir o trabalho, dinamismo e espírito de liderança de um empreendedor regional, bem como o seu contributo para o desenvolvimento de Tavira e da região algarvia.

A Semana EI UP é organizada pela Câmara Municipal de Tavira, em colaboração com a ANJE, o IEFP, o IAPMEI, a CCDR Algarve, a UAlg, o Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia e a EMPET. O programa e data definitiva serão divulgados em breve.

Comentários

pub