REFER voltou a fechar passagem para peões em Olhão

Aqueles que, esta manhã, contavam usar a Passagem de Nível para peões situada junto à Estação de Olhão, depararam-se, novamente, […]

REFER voltou a encerrar PN em OlhãoAqueles que, esta manhã, contavam usar a Passagem de Nível para peões situada junto à Estação de Olhão, depararam-se, novamente, com a vedação colocada e com a presença de polícias. A REFER tinha garantido ao Sul Informação que iria reerguer a rede que havia sido destruída na noite de sexta-feira para sábado e não tardou a cumprir.

Desde esta quarta-feira de manhã que a passagem está de novo vedada. Com isso, voltaram os protestos da população, nomeadamente dos mais idosos, que não escondem a revolta por terem de usar a alternativa: as escadas ou a (íngreme) rampa que dá acesso à passagem inferior que liga as Avenidas da República e Bernardino da Silva.

Com a vedação, voltaram as patrulhas em permanência da PSP, encomendadas pela empresa que gere as infraestruturas ferroviárias em Portugal. Outra novidade é o monte de entulho que foi colocado junto das redes, talvez para criar uma barreira extra na eventualidade de alguém voltar a destruir a vedação, uma possibilidade forte.

A REFER admite que este é um problema que existe e, por isso, defende que «é determinante a estabilização deste processo». A  empresa garante que «tem procurado, junto do Município, encontrar soluções, que não colocando em causa a segurança – valor inalienável ao caminho-de-ferro – possam ainda assim garantir e defender os interesses da população».

Para já, o braço de ferro mantém-se, e para passar de um lado para o outro da linha, numa das zonas mais movimentadas da cidade de Olhão, só mesmo pelo subsolo. Uma tarefa que, defendem os eleitos locais e a população, não está ao alcance de todos, nomeadamente das pessoas com mobilidade reduzida.

Comentários

pub