REFER conclui empreitada de «reforço da segurança e melhoria do serviço» na Linha do Algarve

A empreitada de sinalização eletrónica, controle de velocidade e telecomunicações de exploração no Troço Olhão – Vila Real de Santo […]

Obras na Linha do AlgarveA empreitada de sinalização eletrónica, controle de velocidade e telecomunicações de exploração no Troço Olhão – Vila Real de Santo António, que permitirá centralizar o controlo do tráfego na Linha do Algarve em Faro, já foi concluída, anunciou a de REFER.

A obra motivou um investimento na ordem dos 2,9 milhões de euros e visou «o reforço da segurança e a melhoria do serviço ferroviário». «Com esta intervenção o controlo da circulação passa a estar centralizado na mesa de comando de Faro, permitindo uma maior flexibilidade, capacidade e disponibilidade», ilustrou a REFER, numa nota de imprensa.

«Toda a Linha do Algarve, fica agora dotada da mais moderna tecnologia de controlo e comando de sinalização, deixando a segurança da circulação ferroviária de estar unicamente dependente de fatores humanos», acrescentou a empresa responsável pelas infraestruturas ferroviárias, em Portugal.
Associada a esta empreitada, que irá permitir um aumento das velocidades praticadas, «em especial na aproximação às estações», houve uma intervenção «nível dos atravessamentos da via férrea, eliminando ou mitigando o potencial risco para a população».

«Resultará assim, além do reforço das condições de segurança, uma melhoria ao nível da qualidade da oferta, no que se refere à pontualidade e à fiabilidade da exploração, beneficiando as condições de mobilidade na região», defende a empresa.

Estas intervenções fazem parte dum plano de investimentos (2007-2014), na Linha do Algarve, que globalmente ronda os 35 milhões de euros e que também contemplou, «a reabilitação da via, o alteamento de plataformas, a supressão e reclassificação de passagens de nível e melhorias pontuais em edifícios de passageiros».

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