Novembro traz Mão Morta, acordeão e “pimba” à Bruno Nogueira ao Teatro das Figuras

A música ocupará um lugar de destaque na programação de Novembro do Teatro das Figuras. Desde a sonoridade mais pesada […]

Brasileira - Mão Morta © Paulo Cunha Martins_xsmallA música ocupará um lugar de destaque na programação de Novembro do Teatro das Figuras. Desde a sonoridade mais pesada de Mão Morta, até à música clássica, passando pelo acordeão e o fado, são muitas as sugestões do espaço cultural farense para o próximo mês.

E nem sequer faltará música “pimba”, mais precisamente a visão do comediante Bruno Nogueira sobre este estilo musical, com interpretação de Manuela Azevedo, dos Clã.

Novembro é, igualmente, o mês escolhido para lançar o ciclo de conferências «Ideias em Palco», cujo comissário é o ex-reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro. A primeira acontece no dia 12 de novembro, às 18h30, e terá como convidado António Vitorino, que refletirá sobre o tema «A Ausência de Concertação Política é uma Fragilidade Nacional?».

«Este ciclo, composto por doze conferências, pretende abrir o palco do Teatro das Figuras às ideias, que não as somente artísticas e promover a reflexão sobre temas da atualidade que passam pela concertação política às questões ambientais, passando obviamente pela cultura», revelou o Teatro das Figuras.

A programação do próximo mês começa logo no dia 1 de novembro, altura em que o Teatro das Figuras irá acolher a peça «Dr. Jekyll & Mr. Hyde», pela Companhia de Teatro do Chapitô, espetáculo integrado na programação do 5º «Em Contra Teatro», da Associação dos Músicos.
Segue-se, no dia 6, o recital da pianista Joana Vieira, no Pequeno Auditório, espetáculo que resulta de uma parceria entre a entidade que o acolhe e a Fundação Pedro Ruivo.

No dia 8, a banda Mão Morta regressa a Faro, no âmbito da tournée do seu último álbum (e polémico) álbum « Pelo Meu Relógio São Horas de Matar ». «Neste trabalho, «convivem duas vocações: o realismo com que se pinta o Portugal de hoje e a catarse rock a que as canções convidam», descreve o Teatro das Figuras.

O vídeoclip do primeiro single do disco, «Hora de Matar», esteve envolto em polémica, já que mostra o vocalista dos Mão Morta, Adolfo Lúxuria Canibal, a matar pessoas numa igreja e frente ao parlamento, ao Palácio de São Bento e ao Campus da Justiça de Lisboa, com imagens de políticos e de outras figuras públicas em background. «Amadurecidos pelos anos, mas nunca domesticados pela convenção, levarão as suas crónicas de desespero e resistência ao país que as inspirou», acrescenta o Teatro das Figuras.

Kimmo-Solo-press-photo-2-by-Kalle-Bjorklid_smallAs sugestões musicais não ficam por aqui. O acordeão vai estar em destaque em dois momentos, o primeiro a 14 de novembro. O Teatro das Figuras vai acolher o acordeonista finlandês Kimmo Pohjonen, que apresentará o seu espetáculo a solo, «no qual o seu acordeão personalizado, complementado com vídeo, oferece uma performance que se adivinha uma experiência única e arrebatadora».

No dia seguinte, 15 de novembro, abre-se espaço a um reportório mais popular, na Grande Gala do Acordeão. Este espetáculo reúne alguns dos melhores acordeonistas nacionais da atualidade, para homenagear Daniel Rato, um dos mais importantes acordeonistas algarvios.

Antes de terminar o mês, no dia 22, será dado protagonismo ao fado, através da voz de Ricardo Ribeiro. O fadista português vem a Faro no âmbito do ciclo «Tudo Isto é Fado», para apresentar o seu mais recente trabalho «Largo da Memória», editado em 2013, «que confirma a sua voz enorme e talento inegável».

 

 Manuela Azevedo ajuda Bruno Nogueira a reinventar o “pimba”

DPP- Foto de cenaA música “pimba” também terá o seu espaço, na programação, do Teatro das Figuras, ainda que apresentada de forma bem diferente do que é habitual.

Basta dizer que o mentor do espetáculo «Deixem o Pimba em Paz» é Bruno Nogueira e é Manuela Azevedo, dos clã, que dá voz à «outra vida» que o comediante idealizou para canções catalogadas como “pimba”. Este é «um concerto e um espetáculo de desconstrução», em que Manuela Azevedo e outros músicos «fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis».

A programação do mês do Teatro das Figuras encerra, no sábado, dia 29, com os «The Peking Acrobats». No espetáculo a apresentar parece que «as leis da física não se aplicam a todos e que há quem tenha a capacidade de as ultrapassar, tal a destreza, graça e capacidade que demonstram possuir em acrobacias que parecem impossíveis».

Toda a programação para o mês de novembro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no site do Teatro das Figuras.

Comentários

pub