Mar jurássico português e os seus fósseis em foco no CCV de Lagos

O paleontólogo da Universidade de Bristol Bruno Pereira vai estar este sábado no Centro de Ciência Viva (CCV) de Lagos, […]

Fossíl encontrado em Mar Jurássico portuguêsO paleontólogo da Universidade de Bristol Bruno Pereira vai estar este sábado no Centro de Ciência Viva (CCV) de Lagos, para falar de um Mar Jurássico, que existiu há cerca de 169 milhões de anos, no sítio do Cabeço da Ladeira, em Porto de Mós, e dos vestígios fósseis que nos legou. A sessão começa às 15 horas e é gratuita.

«Os fósseis que lá foram encontrados, excecionalmente preservados, ajudam-nos a compreender os mares, num período em que os dinossauros dominavam a Terra», segundo o CCV de Lagos.

Este mar jurássico fica «situado em pleno coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, resultou do processo de separação da Península Ibérica e do continente europeu relativamente à América do Norte».

 

Sobre Bruno Pereira:

Licenciado e mestre em Geologia pela Universidade de Lisboa e Doutorando pela Universidade de Bristol, em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa, com tese sobre os Equinodermes do Mesozóico de Portugal.

Durante a sua licenciatura, o Bruno Pereira começou a colaborar com o Museu da Lourinhã, na prospeção, recolha e preparação de fósseis. Quase na mesma altura, ele começou também a debruçar‐se sobre o estudo dos equinodermes fósseis.

Inicialmente, focou‐se na descoberta e descrição das diferentes partes que constituem o esqueleto destes animais. Presentemente, o seu âmbito de estudo mudou ligeiramente, centrando‐se na caracterização de ouriços‐do‐mar mesozóicos, do território nacional, bem como nos aspetos macroevolutivos deste grupo de animais.

Comentários

pub