Manifestação em Lisboa leva ao fecho de escolas e outros serviços públicos no Algarve

Não é uma greve, propriamente dita, mas nem por isso deixou de afetar e levar ao fecho de serviços públicos […]

Manif Lx 31out 2014Não é uma greve, propriamente dita, mas nem por isso deixou de afetar e levar ao fecho de serviços públicos um pouco por toda a região.

Os sindicatos representativos da Função Pública lançaram um pré aviso de greve para esta sexta-feira, 31 de outubro, cujo objetivo é permitir a trabalhadores de todo o país participar numa manifestação que a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública vai realizar em Lisboa, às 15 horas.

No Algarve, a greve está a afetar, principalmente, o setor da educação, com várias escolas a ter de fechar portas, mas também alguns serviços autárquicos. Esta manhã, muitos algarvios acabaram por ser surpreendidos com o encerramento da escola dos seus filhos, devido à paralisação dos trabalhadores do Estado, que não foi muito divulgada.

Isto porque, explicou ao Sul Informação o dirigente da União de Sindicatos do Algarve António Goulart, não houve um apelo à greve, da parte dos sindicatos, mas sim a convocatória «para uma ação de luta».

«Lançamos o pré-aviso de greve para permitir que, quem quisesse, pudesse estar na manifestação que se realiza em Lisboa. Mas, obviamente, quem quiser faz greve, mesmo sem lá ir», disse António Goulart.

Da parte dos representantes dos trabalhadores, não haverá «contabilização dos números», como normalmente acontece, pois não é esse o objetivo da ação de luta de hoje.

Comentários

pub