IPMA lança aplicação para smartphone com informação de sismos

Uma nova aplicação para smartphones, com informação sobre os eventos sísmicos ocorridos no território Português e na área adjacente, foi […]

Smarthpone Sismos IPMAUma nova aplicação para smartphones, com informação sobre os eventos sísmicos ocorridos no território Português e na área adjacente, foi lançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A aplicação usa dados da base de dados da rede sísmica nacional, daquela instituição, complementados com dados de estações sísmicas pertencentes a outras instituições nacionais e internacionais, com quem o IPMA colabora.

Estes novos aplicativos são resultado de um projeto de desenvolvimento e foram concebidos, tendo em conta, o crescente acesso à informação através deste tipo de dispositivos. A aplicação é gratuita e pode ser obtida através do google play e apple store. O utilizador deverá pesquisar pelo nome, sismo@ipma.

O programa proporciona: «localização, com recurso a mapa, dos eventos sísmicos; sete dias de informação; comunicados sismológicos; notícias institucionais; medidas em caso de sismo; e lista de material de emergência».

Ao mesmo tempo que lança este novo aplicativo, o IPMA atualizou o programa já existente para a meteorologia.

Comentários

pub