Festa do Cinema Francês chega a Portimão e traz seis filmes

A Festa do Cinema Francês, que este ano percorre o número recorde de 18 cidades, chega finalmente em Portimão e […]

libre-et-assoupi1A Festa do Cinema Francês, que este ano percorre o número recorde de 18 cidades, chega finalmente em Portimão e traz seis filmes, que serão exibidos no pequeno auditório do Teatro Municipal (TEMPO) de 9 a 11 de Outubro.

Do lote de filmes que serão mostrados ao público portimonense, em diversos horários, alguns a pensar nos mais novos, serão exibidas fitas em antestreia, cinema de animação e ainda um clássico, com Fernandel.

Assim, amanhã, dia 9, às 21h30, a sala do TEMPO recebe a antestreia da comédia “Libre et Assoupi” de Benjamin Gueds.

Na sexta-feira, dia 10, às 10h00, será apresentado, numa sessão para as escolas, o documentário “La Cour de Babel” de Julie Bettucelli, que mostra o mundo babélico de uma sala de aula com alunos de 15 nacionalidades diferentes a tentar aprender francês.

À noite, às 21h30, “Comme un Lion” de Samuel Collardey, fala do sonho de um jovem senegalês em ser jogador de futebol na Europa e na odisseia que irá viver para tentar alcançar esse sonho.

comme-un-lionNo sábado, dia 11, a sessão da 16h00 será dedicada a dois belos filmes de animação: “Le Père Frimas” de Youri Tcherenkov e “L’oeil du Loup” de Hoel Caouissin.

Às 19h00, a fechar esta primeira passagem da Festa do Cinema Francês pela cidade de Portimão, será exibido um filme clássico, “Le Schpountz” de Marcel Pagnol, com o grande Fernandel.

Para as escolas, a entrada é gratuita, mas sujeita a marcação prévia, através da Oficina do Espectador.

Os bilhetes para as restantes sessões custam 3,50 euros (público geral), 3 euros (-25 anos, + 65anos) e 1 euro (membros, professores e alunos da Alliance Française).

No Algarve, a Festa do Cinema Francês vai ainda passar por Faro, entre 21 e 26 de Outubro (ver programa abaixo).

 

Libre et assoupi

Realizador: Benjamin Guedj
Argumento : Benjamin Guedj
Atores: Baptiste Lecaplain, Charlotte Le Bon, Félix Moati, Denis Podalydès, Isabelle Candelier, Jean-Yves Berteloot, Suliane Brahim, Benjamin Lavernhe, Richard Guedj, Jean-Michel Lahmi, Bernard Menez
Género: Comédia
Fotografia: George Lechaptois
Som: Rémi Daru, Jon Goc, Alexandre Widmer
Montagem: Yann Malcor
Duração: 1 h 33 min
Origem : França
Estreia em França: 07/05/2014
Ano de produção: 2013
Produção : Gaumont, Les Films du Cap
Produção delegada: Gaumont, Les Films du Cap
Coprodução: M6 Films
Exportação/Vendas internacionais: Gaumont

Realizador
Depois de ter sido argumentista quando escreveu 3 episódios de Plus belle la vie em 2004, escreveu em 2005 o argumento do telefilme L’homme qui voulait passer à la télé. Em 2009, continua como argumentista em Cyprien. Lança-se igualmente na realização com a mini-série Déformations professionnelles. Em 2010, escreve os diálogos do filme Il reste du jambon.
Libre et assoupi é a sua primeira longa-metragem que obteve o Coup de Coeur, Prémio de Interpretação para Félix Moati no 17° Festival Internacional do Filme de Comádio de Alpe d’Huez (2014).

Sinopse
Sébastien só tem uma ambição na vida: não fazer nada. O seu horizonte é o seu sofá. Ele não pretende viver a sua vida mas sim contemplá-la. Mas hoje, se não fizeres nada, não és ninguém … Então convencido pelos seus colegas de casa, eternos estagiários com pequenos trabalhos, a decidida Anna e o mais ou menos decidido Bruno, Sébastien vai ter de fazer alguma coisa….
Uma adaptação do romance “Libre, seul et assoupi” de Romain Monnery (2010)

Crítica
Neste primeiro filme Benkamin Guedj retrata um personagem atípico, um anti-herói que em companhia dos seus dois acólitos nos faz rir bastante. Esta comédia social e romântica tem momentos com alguma poesia. (Barbara Théate « Le Journal du Dimanche)

Festivais
Festival International du Film de Comédie de l’Alpe d’Huez 2014 : 1 prémio e 4 nomeações

 

La Cour de Babel

Realizadora: Julie Bertuccelli
Produção: Les Films du Poisson , Sampek Productions
Argumento: Julie Bertuccelli
Género: Documentaire / Documentário
Origem: França
Fotografia: Julie Bertuccelli
Som: Stephan Bauer, Benjamin Bober, Graciela Barrault, Grégory Le Maître, Frédéric Dabo
Montagem: Josiane Zardoya
Duração: 1 h 29 min
Estreia em França: 12/03/2014
Exportação / Vendas internacionais: Pyramide International
Distribuição França: Pyramide Distribution

Realizadora
Filha de Jean-Louis Bertuccelli, Julie Bertuccelli começa a sua carreira como assistente de realização junto de realizadores de prestígio tais como Otar Iosseliani, Rithy Panh, Emmanuel Finkiel, Krzysztof Kieslowski (Trois couleurs – Bleu) ou Bertrand Tavernier (L’Appât). Seguidamente realiza vários documentários e longas-metragens. Em 2003 com Depuis qu’Otar est parti, traça o retrato de três gerações “oriundas da Geórgia” para dele fazer uma fotografia da vida no Cáucaso de hoje. Grande prémio de Semaine de la Critique à Cannes, o filme é premiado com o César do melhor filme em 2004. A cineasta volta alguns anos mais tarde e realiza L’Arbre com Charlotte Gainsbourg, uma história de família agitada por uma árvore “incarnada”.

Sinopse
São irlandeses, sérvios, brasileiros, tunisinos, chineses ou senegaleses e acabam de chegar a França….Durante um ano, Julie Bertucelli filmou os intercâmbios, os conflitos e as alegrias deste grupo de alunos com idades entre os 11 e 15 anos, todos reunidos numa mesma sala de aula para aprender francês. Neste pequeno teatro do mundo exprime-se a inocência, a energia e as contradições destes adolescentes que, animados pela mesma vontade de mudar de vida, põem em causa muitas das ideias “feitas” sobre a juventude e a integração fazendo-nos acreditar no futuro….

Críticas
Vêem do mundo inteiro para aprender francês num liceu parisiense. Este bonito documentário conta-nos a sua integração, as suas dúvidas e as suas esperanças (Pierre Vavasseur « LE PARISIEN » )
Uma lição de vida e de liberdade para o espectador (Marie-Noelle Tranchant « LE FIGAROSCOPE »)

Festivais
Festival du film français au Japon – 2014
Festival international du film de San Francisco – 2014

 

Comme un Lion

Realizador : Samuel Collardey
Atores : Marc Barbé, Mytri Attal, Anne Coesens, Marc Berman, Jean-François Stévenin
Produção: Geko Films
Duração: 1 h 42 min
Género: Drama
Estreia em França: 09/01/2013
Ano de produção: 2012
Argumento : Catherine Paillé / Nadège Trebal / Samuel Collardey
Montagem : Sylvie Lager
Fotografia : Charles Wilhelem, Samuel Collardey, Stéphane Raymond
Som : Vincent Verdoux, Julien Roig
Coprodução : Arte France Cinéma
Vendas internacionais: Pyramide International
Distribuidor em França: Pyramide Distribution
Produtores delegados: Geko Films

Realizador
O filme Du soleil en hiver recebe numerosos prémios dos quais o prémio SACD na Quinzaine des Réalisateurs do Festival de Cannes e o prémio especial do Jury em Clermont-Ferrand. Em 2008 surge a primeira longa-metragem l’Apprenti. Um documentário-ficção que faz o retrato de um jovem aprendiz numa quinta do Haut-Doubs. O filme recebe o prémio da semana, da crítica em Veneza, e o prémio Louis-Delluc do melhor primeiro filme.
Comme un lion é a sua segunda longa-metragem.

Sinopse
O Mitri tem 15 anos e vive numa aldeia no Senegal. Como todos os jovens da sua idade, joga futebol e sonha com o Barça e o Chelsea. Quando um olheiro o descobre, Mitri acredita na sua sorte. Mas para sair à conquista dos grandes clubes europeus, é necessário dinheiro. A família dá o que pode e endivida-se para o ajudar. Chegado a Paris tudo se desmorona: Mitri encontra-se abandonado sem dinheiro e nem quer imaginar enfrentar a vergonha do regresso à aldeia. Começa então uma odisseia do “desenrasca”. Mas o seu sonho de ser futebolista surge inesperadamente num novo encontro.

Crítica
“Entre ficção e documentário, Samuel Collardey filma com um grande rigor, uma história de sucesso realista e inteligente” (Sandrine Marques ,Le Monde)

Festivais
Festival International du Film de Marrakech 2012
Lumières de la presse étrangère 2014 – Paris

 

Le Père Frimas

Realizador : Youri Tcherenkov
Produção :Les Films de l’Arlequin
Género : Animação
Duração: 26 min
Ano de produção: 2012
Argumento: Youri Tcherenkov
Som: Alexandre Lormeau
Montagem : Cécile Pradère
M/6

Realizador
Realizador, argumentista e ilustrador russo, YouriTcherenkov é um nome consagrado do cinema de animação. Em 1995 recebeu o Prémio Novais Teixeira pelo argumento da curta-metragem La Grande Migration, que também realizou. Trabalhou como argumentista com o realizador Jean-Rémy Girerd em Tante Hilda! (2014), Mia et le Migou e La Prophétie des grenouilles. Realizou ainda a curta-metragem Le chat Bayoun, apresentado em Annecy em 2005.

Sinopse
No topo dos Alpes, vive o Pai Frimas, uma maravilhosa personagem com poderes de encantar. Todos os invernos, ele faz com que a neve cubra bem toda a floresta. Mas este ano, nada se passa como habitualmente. Sylvain, o espirito da floresta, sai bruscamente da sua hibernação faminto e de mau humor…

Festivais
Festival du dessin animé et du film d’animation de Bruxelles (Anima) – 2014

Crítica
“Média-metragem maliciosa e poética” ( La Croix )
“Um programa de Natal composto de duas magníficas curtas-metragens de animação cheia de magia e deslumbramento” NOUVEL OBSERVATEUR

 

L’Oeil du Loup

Realizador : Hoël Caouissin
Produção: Cinégroupe, Les cinémas de l’Arlequin
Argumento: Hoël Caouissin et René Laloux
A partir da obra de : Daniel Pennac
Género: Animação
Som: Sylvain Bourgault
Montagem: NathalieLamoureaux
Duração: 26 min
Estreia em França: 1998
Ano de produção: 1998
M/6 anos

Com argumento de René Laloux e de Hoël Caouissin, a partir do romance epónimo de Daniel Pennac, e desenhos de Max Chabanes, esta é uma história de amizade entre um lobo do Alasca e uma criança africana. Uma bela lição de tolerância.

Sinopse
Atrás das grades do Jardim das Plantas, cada um vai contar a sua história, evocar os bons como os maus momentos. Das planícies nevadas do Alasca às terras quentes de Africa, este filme é simultaneamente engraçado, emocionante e dramático.

Prémios
Prémio Gémini do melhor programa de animação / Academia Canadiana Cinema & TV
Silver Certificate / Festival Prix Leonardo (Italia)
Prémio Especial do Júri – Primeiro Festival do Livro e do Filme de Aventura / Forum de Bailly 98
Grande Prémio da cidade de Genebra 1999 – Festival do Enfant Lune
Prémio Especial Kenneth F. &Harle G. Montgomery – Festival Internacional do Filme para crianças 98 Chicago, USA
Grande prémio, júri dos Países – Seoul International Family Film Festival 98
Primeiro prémio, júri das Crianças – Seoul International Family Film Festival 98
Prémio do Público da melhor Média-metragem – Festival de BourgenBresse 98
Prémio Júri Jovens da melhor Média-metragem – Festival de BourgenBresse 98
Medalha de Bronze no 41º Festival Internacional de New York 98

 

 

Le Schpountz

scpountz

 

 

 

 

 

 

 

 

Realizador: Marcel Pagnol
Atores : Fernandel, Fernand Charpin, Orane Demazis
Argumento: Marcel Pagnol
Produzido por: Les Films Marcel Pagnol
Género: Ficção – Duração : 2 h 40 min
Som : Marcel Laboignat, Jean Lecoq
Fotografia : Willy-Gricha
Montagem : Suzanne Cabon, Suzanne De Troeye
Estreia em França : 06/04/1938
Ano de produção : 1937

Sinopse
Irénée Fabre (Fernandel) sonha vir a ser uma vedeta no mundo do cinema. Uma equipa de rodagem de passagem pelo Midi, fá-lo acreditar num contrato magnífico. Irénée apercebe-se, depois de várias aventuras, que estavam a gozar com ele. Françoise tem pena dele e arranja-lhe um trabalho fazendo com que lhe seja confiado um papel importante. É o sucesso …a vida vai mudar completamente para Irénée.

 

 

PROGRAMA:

festa do cinema francêsPortimão – Teatro Municipal – 9 a 11 de Outubro
QUINTA 09 OUTUBRO
› 21h30 Libre et assoupi Teatro Municipal de Portimão
SEXTA 10 OUTUBRO
› 10h00 La cour de Babel Teatro Municipal de Portimão (sessão escolar)
› 21h30 Comme un lion Teatro Municipal de Portimão
SÁBADO 11 OUTUBRO
› 16h00 Le Père Frimas &  l’Oeil du loup Teatro Municipal de Portimão
› 19h30 Le Schpountz Teatro Municipal de Portimão

 

FARO – Teatro Municipal – de 21 a 26 de Outubro
TERÇA 21 OUTUBRO
Inauguração da 15ª Festa do Cinema Francês em Faro
› 21h30 Les vacances du Petit Nicolas Teatro Municipal de Faro
QUARTA 22 OUTUBRO
› 15h00 Ma petite planète chérie Teatro Municipal de Faro (Sessão escolar)
› 19h00 Sur le chemin de l’ école Teatro Municipal de Faro
› 22h00 La cour de Babel Teatro Municipal de Faro
QUINTA 23 OUTUBRO
› 22h00 Comme un lion Teatro Municipal de Faro
SEXTA  24 OUTUBRO
› 19h00 Hope Teatro Municipal de Faro
› 22h00 Libre et assoupi Teatro Municipal de Faro
SÁBADO 25 OUTUBRO
› 15h00 Les vacances du Petit Nicolas Teatro Municipal de Faro (Sessão escolar)
› 19h00  Camping à la ferme Teatro Municipal de Faro
› 22h00 Né quelque part Teatro Municipal de Faro
DOMINGO 26 OUTUBRO
› 19h00  Attila Marcel Teatro Municipal de Faro
› 22h00 Brooklyn Teatro Municipal de Faro

Comentários

pub