Docapesca desafia alunos das Escolas de Hotelaria a criar um “fishburguer” de cavala

A Docapesca lançou o desafio aos alunos das Escolas de Hotelaria nacionais para que criem um fishburguer de estilo gourmet. […]

CavalaA Docapesca lançou o desafio aos alunos das Escolas de Hotelaria nacionais para que criem um fishburguer de estilo gourmet. O projeto «Fish Gourmet» foi lançado este domingo, em Penhiche, no âmbito do Campeonato Mundial de Surf que está a decorrer naquela localidade da zona Oeste.

Aos candidatos, será pedido que usem como matéria prima a cavala, espécie muito abundante nas águas nacionais que a empresa que gere as lotas e portos tem vindo a valorizar, numa das Campanhas Nacionais de Valorização do Pescado Português que vem levando a cabo. As receitas podem ser enviadas a partir de 1 de novembro e até 28 de fevereiro de 2015.

O objetivo do projeto é «motivar, informar e promover junto dos alunos das escolas de hotelaria nacionais os benefícios da utilização da Cavala por ser uma espécie abundante na costa portuguesa, rica em ómega 3, e de baixo valor comercial».

«Fazendo parte dos desafios propostos no ano letivo 2014/15, os alunos deverão enviar uma ficha técnica da receita de fishburguer gourmet de Cavala, com a indicação do valor nutricional (incluindo a quantidade de ómega 3), das quantidades de cada ingrediente utilizado e do custo monetário por pessoa, o qual não deverá ultrapassar os 2 euros por pessoa», revelou a Docapesca.

«A apresentação da receita deve ser apelativa, passível de ser produzida e embalada industrialmente como ready-to-eat e acessível, quer do ponto de vista da relação qualidade/preço, quer do ponto de vista da preparação e confeção em casa, e terá como público-alvo jovens solteiros e casais jovens independentes que, não tendo muita experiência ou muito tempo, dispõem financeiramente de meios para privilegiar compras mais saudáveis e equilibradas», acrescentou a empresa.

Os três autores das melhores receitas serão chamados a competir numa final que terá lugar em abril de 2015, num dos dias do evento «Peixe em Lisboa». O vencedor desta iniciativa será premiado com um estágio de 3 meses com um Chef de renome a nível nacional, e a respetiva escola de hotelaria recebe um prémio em material/produtos.

O Júri que irá avaliar as receitas será composto por elementos com reconhecida capacidade técnica para a avaliação dos pratos sob diversas óticas, nomeadamente: Gastronomia, Nutricionismo, Indústria de Conservas de Peixe, Indústria Alimentar e Comércio de Pescado.

 

Calendário – Desafio FishBurguer:
De 01/11/2014 – 28/02/2015  – Criação e envio das receitas por parte dos alunos;
De 01/03/2015 – 20/03/2015 – Avaliação das receitas pelo júri e seleção dos semifinalistas;
Dia 21/03/2015 – Anúncio aos semifinalistas, indicando o local, data e hora da realização das semifinais;
28/03/2015 – Realização das semifinais e nomeação dos três finalistas;
Abril 2015 – Realização das finais e nomeação dos vencedores (no âmbito do evento Peixe em Lisboa);
Junho 2015 – Agosto 2015 – Realização dos Estágios junto dos Chefs.

Comentários

pub