Cinema francês e vários estilos musicais marcam a programação do TEMPO para outubro

Cinema francês, fado e arte contemporânea são os principais destaques da programação do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão para […]

OLYMPUS DIGITAL CAMERACinema francês, fado e arte contemporânea são os principais destaques da programação do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão para este mês de outubro.

O programa arranca com o espetáculo de comemoração dos 40 anos de carreira da fadista algarvia Cremilde que, no dia 5, pelas 16h00, sobe ao palco do Grande Auditório para uma retrospectiva da sua carreira, fazendo-se acompanhar pela Orquestra de Sopros do Algarve, sob a direção de João Rocha, com bilhetes a 8 euros.

De 9 a 11 de outubro, o TEMPO recebe uma extensão da Festa do Cinema Francês, organizada pela Embaixada de França, Institut Français du Portugal e rede das Alliances Françaises em Portugal, num evento que festeja este ano o 15° aniversário.

Tendo estado em 2013 em sete cidades do país, na edição deste ano serão perto de 20 as anfitriãs desta festa, entre as quais Portimão, que recebe seis filmes: “Libre et Assoupi” de Benjamin Gueds, dia 9 às 21h30; “La Cour de Babel” de Julie Bettucelli, a 10 de outubro às 10h00 (sessão escolas); “Comme un Lion” de Samuel Collardey, também a 10 de outubro às 21h30; “Le Père Frimas” de Youri Tcherenkov e “L’oeil du Loup” de Hoel Caouissin, ambos dia 11 a partir das 16h00; e “Le Schpountz” de Marcel Pagnol, também no dia 11 às 19h00, com todas as sessões exibidas no Pequeno Auditório.

Para as escolas, a entrada é gratuita mas sujeita a marcação prévia através da Oficina do Espectador, tendo os bilhetes para as restantes sessões o custo de 3,50 euros (público geral), 3 euros (-25 anos, + 65anos) e 1 euros (membros, professores e alunos da Alliance Française).

Mãe que choviaPara o sábado, dia 11, e além do cinema, o TEMPO apresenta uma proposta musical com Catarina Barão que, depois do lançamento em dezembro do seu primeiro ‘single’, intitulado “I just wanna be in love”, apresenta o seu novo projeto de ‘covers’ e originais.

Catarina Barão, jovem portimonense de apenas 14 anos e distinguida com vários prémios musicais, conta com o apoio do músico Pedro Frias na direcção musical e revela o seu talento, num concerto marcado para as 21h30 no Grande Auditório, com entradas a 6 euros.

Ainda no âmbito da música, o TEMPO propõe para o sábado seguinte, dia 18, o conto musical para narrador e ensemble “A mãe que chovia”, composto por Pedro Louzeiro e baseado no conto homónimo de José Luís Peixoto.

Trata-se de um espetáculo para toda a família que procura homenagear o amor incondicional das mães, apresentando-se o Ensemble Contemporaneus no Grande Auditório pelas 21h30, com entradas ao preço de 8 euros para o público geral e 5 euros para menores de 12 anos e maiores de 65.

A programação de outubro encerra no dia 24, com a quinta edição do Festival Verão Azul, um evento de cariz transdisciplinar dedicado à promoção e difusão da arte contemporânea nacional e internacional na região do barlavento algarvio, organizado pela associação cultural casaBranca.

capicuaCom direção artística da dupla Ana Borralho e João Galante, a edição deste ano irá decorrer no Centro Cultural de Lagos, no LAC – Laboratório de Actividades Criativas, no Cinema de Lagos, bem como no TEMPO, tendo a organização reservado para Portimão a apresentação da “Conferência A grande dívida: a Sagração da Primavera”, com Rui Catalão no Café Concerto, às 19h00, e as atuações da jovem banda de hip hop algarvia Tributo e de Capicua, às 21h30, no Grande Auditório.

Capicua, ou seja, a rapper portuense Ana Matos, estará acompanhada em palco por D-One (dj) e M7 (mc), enquanto o designer Dário Cannatá ilustrará ao longo deste espetáculo cada tema e suas histórias, desenhando em direto para uma projeção em vídeo.

Os bilhetes para a conferência custam 3 euros e as entradas para os concertos da noite têm o custo de 12 euros (público geral) e 7 euros (menores de 25 anos e maiores de 65).

Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 13h30 às 18h30, e em dias de espectáculo das 13h30 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Comentários

pub