Centro Ciência Viva de Lagos recebe prémio de 20 mil euros da Fundação Gulbenkian

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) recebeu um prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, no valor de 20 mil euros, […]

ciencia viva lagos 1O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) recebeu um prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, no valor de 20 mil euros, para desenvolver projetos de Divulgação e Comunicação em Saúde.

Na sequência da submissão do projeto «Saúde a 4 Tempos» ao concurso «Literacia da Saúde 2014», da Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto do CCVL acabou por ser premiado e assim financiado em 20 mil euros para ser implementado em escolas do Algarve, mas também noutras instituições da região.

Luís Azevedo Rodrigues, diretor do Centro Ciência Viva de Lagos, explicou ao Sul Informação que o projeto terá a duração de um ano e deverá começar, «em termos práticos, em Janeiro próximo».

Para garantir a implementação do projeto «Saúde a 4 Tempos» junto das escolas e de outras instituições – nomeadamente de saúde mental – em especial do Barlavento Algarvio, o CCVL vai contratar mais uma pessoa para a sua equipa.

Atualmente, segundo Luís Azevedo Rodrigues, a equipa já integra oito pessoas, das quais três delas doutoradas (uma com doutoramento em Arte, para tratar de projetos «que liguem Ciência e Arte) e outras três mestradas. «Temos já valências em várias áreas, mas faltava-nos uma pessoa para coordenar este novo projeto», disse o diretor do CCVL.

Mas em que consiste, afinal, este projeto premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian? «Saúde a 4 Tempos» abordará quatro temáticas organizadas «motivacional e formalmente» com as quatro estações do ano. Desta forma, cada temática abordará as áreas da saúde diretamente relacionadas com as estações em que se inserem.

ciencia viva lagosAssim, explica Luís Azevedo Rodrigues, serão abordados os seguintes temas: em relação à Primavera, o Sistema imunitário, as Alergias; quanto ao Verão, o Cancro, a Pele; ao Outono, a Saúde Mental, a Desordem Afetiva Sazonal; e finalmente no que diz respeito ao Inverno, o Vírus, a Gripe.

«Iremos trabalhar em especial com crianças, mas não só. Por exemplo, quando abordarmos a questão de como a mudança das estações afeta a nossa saúde mental, iremos trabalhar com o público em geral e não apenas com os mais novos», salientou o diretor do CCV de Lagos.

As metodologias deste projeto do CCVL envolverão Sessões de Esclarecimento, nas escolas e instituições abrangidas, e ainda Cafés de Ciência, a decorrer nas instalações do Centro, em Lagos.

Nessas sessões e cafés, será promovido o debate sobre questões importantes nem sempre associadas diretamente à Saúde, nomeadamente as sociológicas (envelhecimento da população), as económicas (o alto custo económico da Saúde e os impactos económicos das doenças crónicas), entre outros.

Também o Desafio à Escola e Atividades Mãos na Massa são outras das formas pelas quais o Centro Ciência Viva de Lagos irá implementar este projeto no terreno.

«Com o projeto “Saúde a 4 Tempos”, o Centro Ciência Viva de Lagos assume o papel de veículo divulgador de informação científica, mas também de formação dos cidadãos para que estes possam ter um papel mais interventivo nas decisões políticas, seja em Saúde, seja ao nível da Ciência», sublinhou Luís Azevedo Rodrigues.

ciencia viva lagos 2Na edição 2014 deste concurso da Gulbenkian, eram elegíveis projetos de intervenção em literacia da Saúde cujo conteúdo se adeqúe à temática “Os Cidadãos e a Saúde: melhorar a informação, melhorar a decisão”, devendo conter uma componente de inovação, determinante para a elegibilidade e seleção.

Na edição anterior deste concurso, apenas seis projetos foram financiados num total de 276 candidaturas, sendo esta a primeira vez que um Centro Ciência Viva é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito de projetos de Literacia em Saúde.

Além das várias atividades inerentes ao seu espaço expositivo (Exposição Permanente, Exposições Temporárias, Oficinas Escolares, Saídas de Campo e Palestras), o CCVL tem vindo também a assumir-se noutras áreas da Ciência, nomeadamente através da associação a projetos de investigação científica e no qual desempenha o papel de parceiro de Comunicação e Divulgação de Ciência.

Comentários

pub