Bombeiros tentam evitar que fogo chegue à mata de Barão de S. João

Os bombeiros e outros meios de proteção civil que desde as 15h15 estão a combater um fogo com três frentes […]

incendio2Os bombeiros e outros meios de proteção civil que desde as 15h15 estão a combater um fogo com três frentes que começou no sítio de Pardieiros, em Budens (Vila do Bispo), estão neste momento a tentar que as chamas não atinjam a mata de Barão de S. João, já no vizinho concelho de Lagos, disse ao Sul Informação uma fonte no terreno.

O incêndio já passou perto de duas casas, que escaparam, mas por pouco. «É lamentável que as pessoas não cumpram a obrigação de limpar o mato num raio de 50 metros das casas. Nestas ocasiões de fogo é que se lembram», lamentou.

Entretanto, a cair da noite, o helicóptero bombardeiro que tinha sido acionado deixou o local, estando o incêndio, que continua a consumir mato e pasto, a ser combatido por 74 homens e 20 viaturas, das corporações de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão e Lagoa.

A mesma fonte acrescentou que estão já a ser utilizadas três máquinas de rastos, para tentar travar o avanço das chamas, uma da Câmara de Vila do Bispo, outra de Lagos e ainda uma particular, estando também a caminho uma quarta máquina de rastos, da autarquia de Aljezur.

Os sapadores municipais, por seu lado, estão a ajudar a coordenar o uso desses meios, devido ao seu conhecimento do terreno.

Com o cair da noite, o vento também diminuiu, esperando os bombeiros que, em breve, graças à diminuição da temperatura, as chamas possam ficar dominadas. No entanto, neste momento o fogo mantem três frentes ativas.

 

Foto de: Vanda Rita Oliveira

Comentários

pub