Alfarroba, amêndoa, azeitona e figo motivam Jornadas Técnicas em Loulé

As 1ª Jornadas Técnicas “Fruteiras Tradicionais do Algarve – Tradição e Inovação”, que têm por objetivo contribuir para a melhoria […]

DSC_0344As 1ª Jornadas Técnicas “Fruteiras Tradicionais do Algarve – Tradição e Inovação”, que têm por objetivo contribuir para a melhoria da produção, qualificação e valorização da alfarroba, amêndoa, azeitona e figo, decorrem de 30 de outubro a 1 de novembro, no Pavilhão da ExpoAlgarve, situado no Loteamento Industrial de Loulé.

Esta iniciativa surge na sequência do seminário realizado a 30 de abril, em torno da mesma temática, e que teve enorme adesão e onde se concluiu a necessidade de lhe dar continuidade.

A importância que este setor já teve na região e as potencialidades que ainda representa justificam aprofundar e disseminar o conhecimento sobre ele esta matéria e a mobilização para a cooperação dos seus agentes, da produção, passando pela investigação e tecnologia, à transformação e comercialização.

DSC_0369As jornadas vão incluir comunicações e workshops e espaços informativos e de exposição, de atendimento e encontro entre quem já produz, investiga, comercializa ou está interessado em vir a fazê-lo. Haverá ainda mostra de tecnologias, equipamentos, produtos e apresentação de resultados de investigações.

As Jornadas destinam-se aos produtores, investigadores, comerciantes, técnicos, estudantes trabalha ou pretende vir a desenvolver atividade na área, participe nestas jornadas. Pretende-se acrescentar valor aos produtos locais, trocar conhecimento e aproximar os seus agentes.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição. Para mais informações contactar a Associação In loco – Equipa do Cordão Verde, através do telefone 289 840 860, [email protected] ou http://culturastradicionaisdoalgarve.blogspot.pt/

As Jornadas são organizadas por um conjunto de entidades – Associação In Loco, Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba, Câmara Municipal de Loulé, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Universidade do Algarve – Instituto Superior de Engenharia, Faculdade de Ciências e Tecnologia e CRIA, Escola Profissional de Alte, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve .

Contam ainda com o apoio da Caixa Crédito Agrícola Mútuo do Algarve e da AGROTEC – Revista Técnico-Científica Agrícola como patrocinadores principais do Concurso “Valores do Território”.

 

Jornadas Tecnicas FruteirasPrograma de iniciativas

Concurso «Valores do Território 2014»: O Concurso tem como principal missão promover e reconhecer o mérito e a excelência dos projetos de I&DT inovadores e passíveis de transferência para o mercado. A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve e AGROTEC – Revista Técnico-Científica Agrícola são os principais patrocinadores deste concurso. Para mais informações e inscrições abertas aqui.

Mostra Tecnológica e Informação: Esta consiste num espaço dedicado à exposição/demonstração de tecnologias, equipamento, produtos, entre outros, voltados para a produção, transformação e comercialização de Alfarroba, Amêndoa, Azeitona e Figo. Para mais informações e inscrições abertas aqui.

Workshops, Focus Groups e Seminários: Estes consistem em momentos de partilha e aprendizagem de novo conhecimento dedicado aos setores da produção, transformação e comercialização da Alfarroba, Amêndoa, Azeitona e Figo, utilizações culinárias, organização de produtores e outros. Para mais informações e inscrições abertas aqui.

Encontros B2B: Encontros, entre empresas, que consistem que tem como principal objetivo a criação de potenciais sinergias entre as mesmas. Para mais informações e inscrições abertas aqui.

Comentários

pub