1ª fase da requalificação e valorização do Promontório de Sagres está quase pronta

A primeira fase das obras de requalificação e valorização do Promontório de Sagres, que custam no total cerca de 4 […]

visita fortalezaA primeira fase das obras de requalificação e valorização do Promontório de Sagres, que custam no total cerca de 4 milhões de euros, está quase concluída, como constatou esta sexta-feira, in loco, o secretário de Estado da Cultura.

Neste momento, estão em fase muito avançada os trabalhos de reabilitação das muralhas e de execução da iluminação cénica da Fortaleza de Sagres, que deverão estar terminados até ao final do ano e custam 635 mil euros.

Num dia de calor e até pouco vento, as obras foram visitadas pelo secretário de Estado Jorge Barreto Xavier, que teve como anfitriões a diretora regional de Cultura (Alexandra Rodrigues Gonçalves), o presidente da Câmara de Vila do Bispo (Adelino Soares), e ainda Rui Parreira, diretor de serviços de Bens Culturais.

A presente intervenção consiste em restabelecer as condições de conservação dos diferentes elementos que constituem a Fortaleza, «invertendo a tendência de degradação dos últimos anos e restituindo a sua imagem exterior», tinha já anunciado a Direção Regional de Cultura do Algarve, que iniciou, em 2009, o Programa de Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres.

O principal objetivo da obra é «a reabilitação dos revestimentos dos panos da muralha, a conservação do portal da frontaria e do relógio de sol, a reabilitação dos revestimentos exteriores e interiores da Igreja de Nossa Senhora da Graça, a conservação dos canhões, a substituição dos carros de apoio dos canhões, a reabilitação do pavimento nas áreas de bateria e a iluminação cénica do monumento».

Na sua visita à Fortaleza de Sagres, o secretário de Estado assistiu ainda, no auditório, à apresentação do novo site da Direção Regional de Cultura, que há-de ficar online em Dezembro próximo.

À tarde, teve lugar, no hotel Memmo Baleeira, em Sagres, o encontro sobre Cultura e Turismo, que contou também com a presença de um outro secretário de Estado, o do Turismo (Adolfo Mesquita Nunes), bem como de um vasto painel de intervenientes.

 

Clique aqui para ver mais fotos da visita do secretário de Estado a Sagres

 

 

Comentários

pub