Universidade do Algarve tem maior aumento nacional de alunos colocados na 1ª fase

A Universidade do Algarve (UAlg) registou um crescimento de 14% do número de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso […]

estudantesA Universidade do Algarve (UAlg) registou um crescimento de 14% do número de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, muito acima do crescimento de 1% a nível nacional, sendo mesmo o maior aumento registado nas instituições de ensino superior.

Perante os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, publicados hoje, constata-se que a Universidade do Algarve regista o maior aumento, a nível nacional, do número de alunos colocados nesta fase.

António Branco, reitor da Universidade do Algarve, disse ao Sul Informação que estes números parecem traduzir «que estamos a conseguir reverter a situação do ano passado».

E que razões há para um crescimento que se verificou em diversos parâmetros? «Possivelmente, está a verificar-se uma recuperação quota regional», disse o reitor, sublinhando, porém, que para já «é muito difícil ter uma noção exata das razões, porque não temos ainda os dados completos», nomeadamente o local de proveniência dos alunos, entre outros.

«Há muitos fatores que interferem na escolha dos jovens e das suas famílias», frisou António Branco.

Reitor: Temos investido muito na relação com a região, pelo que se mais jovens algarvios escolheram a UAlg, trata-se de um esforço que começa já a dar alguns frutos

No entanto, se o aumento e a excelente posição da UAlg entre as restantes universidades públicas nesta 1ª fase de colocações se dever de facto à recuperação da «quota regional», «ficarei muito satisfeito», disse.

«Temos investido muito na relação com a região, pelo que se mais jovens algarvios escolheram a UAlg, trata-se de um esforço que começa já a dar alguns frutos». Para essa melhor «relação com a região», tem contribuído, admitiu o reitor António Branco, o périplo que a equipa reitoral tem andado a fazer pelos municípios algarvios, mas também «uma atenção muito grande que temos dado à região» e o aumento da «informação para a comunicação social» do Algarve, divulgando melhor o trabalho da Universidade a diversos níveis.

Os dados publicados pela Direção Geral do Ensino Superior, de que ainda falta conhecer alguns pormenores importantes, «só nos dão vontade de trabalhar ainda mais», garantiu o reitor.

 

Aumentou número de candidatos que escolheram UAlg como 1ª opção

Universidade do AlgarveOs dados indicam que, em 2014, se verifica um aumento, a nível nacional, de 1% do número de candidatos colocados (mais 363 candidatos do que no ano passado, num total de 37.778), sendo a UAlg a instituição que, em termos absolutos, maior crescimento regista, com mais 115 alunos colocados, num total de 942, face a 2013 (827).

Este aumento, associado ao ajustamento da oferta formativa, que passou pela redução de 142 vagas (1562 vagas em 2013 para 1420 vagas em 2014), permitiu uma diminuição das vagas não ocupadas em 36% (de 735 em 2013 para 481 em 2014).

Também se verifica um aumento de 14%, no número de candidatos colocados que escolheram a UAlg como 1ª opção (724 em 2014, para 636 em 2013), muito acima do crescimento de 5% do número de candidatos a nível nacional.

Taxa de colocação no subsistema politécnico da UAlg é superior ao registo nacional (58%), enquanto o subsistema universitário desta instituição encurtou a diferença de 28% para 12%.

O crescimento absoluto de colocados nesta instituição representa 32% do aumento absoluto de colocados a nível nacional, sendo aproximadamente idêntico nos dois subsistemas, mais 60 candidatos colocados no politécnico e mais 55 no universitário, contrariando, deste modo, o panorama nacional, em que o aumento de 363 candidatos colocados se concentrou no subsistema politécnico (politécnico +379; universitário –16 colocados).

Perante a taxa de colocação das vagas a nível nacional de 74%, mais 2% face ao ano passado, na Universidade do Algarve a taxa de colocação das vagas subiu 13%, muito acima da média nacional, fixando-se agora nos 66%.

Este aumento foi mais significativo no subsistema universitário (16%), de 58% em 2013 para 74% em 2014, do que no subsistema politécnico (12%), de 49% em 2013 para 60% em 2014. Todavia, este ano, a taxa de colocação no subsistema politécnico da UAlg é superior ao registo nacional (58%), enquanto o subsistema universitário desta instituição encurtou a diferença de 28% para 12%.

«Atendendo a estes resultados positivos, é bastante expectável que durante a 2ª e 3ª fases de colocação dos candidatos ao ensino superior as vagas sobrantes da UAlg sejam ocupadas na sua plenitude», salienta a instituição.

Comentários

pub