Um castelo desaparecido e um moinho na rota das Jornadas do Património em Monchique

Uma visita guiada ao quase desconhecido Castelo de Alferce, visitas livres ao moinho do Poucochinho e aos núcleos de Arte […]

castelo de alferceUma visita guiada ao quase desconhecido Castelo de Alferce, visitas livres ao moinho do Poucochinho e aos núcleos de Arte Sacra de Monchique e Alferce, uma exposição de fotografia, o lançamento de um livro. Estes são os ingredientes principais das comemorações, em Monchique, das Jornadas Europeias do Património, entre 26 e 28 de Setembro.

Assim, no dia 26, sexta-feira, das 14h00 às 18h00, estará aberto ao público o Núcleo Museológico do Moinho do Poucochinho, no Barranco dos Pisões. No sábado e domingo, este moinho pode ser visitado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

O Núcleo de Arte Sacra, instalado na cave da Igreja Matriz de Monchique, pode ser visto das 14h00 às 18h00, nos três dias, o mesmo horário previsto para o Pólo Museológico de Arte Sacra de Alferce, situado na Igreja de S. Romão, naquela aldeia.

Na sexta-feira, às 17h00, na Galeria de Santo António será inaugurada a exposição «Isto também é Monchique», de fotografias sobre o património histórico-arqueológico desta serra.

PROGRAMA JORNADAS EUROPEIAS PATRIMÓNIONo sábado, das 9h30 ao meio dia, vai decorrer uma visita guiada às ruínas do Castelo de Alferce, com inscrições obrigatórias até dia 25, através do email [email protected]. O ponto de encontro será no parque em terra junto a este sítio arqueológico, junto à placa que assinala «Ruínas Castro de Alferce».

Às 15h30, no restaurante Fonte dos Chorões, no Largo dos Chorões, será apresentado o livro «Contributos para o conhecimento da Pré-História Recente e da Proto História da Serra de Monchique», da autoria de Fábio Capela.

No domingo, haverá a Corrida Fotográfica Júnior, para jovens dos 6 aos 14 anos, que deverão munir-se da sua própria máquina fotográfica. A Corrida decorre das 10h00 às 11h30, com partida no Largo dos Chorões. As inscrições devem ser feitas até dia 25, através do email [email protected].

Todas estas atividades são gratuitas.

Monchique associa-se, deste modo, às Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património, sempre uma descoberta”.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

A Direção Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação a nível nacional, propôs o referido tema com o qual pretende chamar à atenção para o enorme potencial do património, construído ou imaterial e a sua importância determinante para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da sociedade.

A permanente redescoberta do património é também a constante redescoberta das nossas raízes, das nossas referências e da nossa identidade.

Através de novos olhares, novas interpretações e novos conhecimentos o nosso património pode ser sempre uma descoberta.

Comentários

pub