Surf na serra e turismo de aldeia à beira mar cruzam-se na Beta Talk

Sandra Barbedo e Arnaldo Couto, fundadores das Casas do Moinho e responsáveis por um projeto de turismo de aldeia, e […]

beta talk convidadosSandra Barbedo e Arnaldo Couto, fundadores das Casas do Moinho e responsáveis por um projeto de turismo de aldeia, e Octávio Lourenço, fundador da Ferox e criador de inovadoras e artísticas pranchas de surf, são os convidados de mais uma Beta Talk, marcada para 16 de Setembro, às 19h00, no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

A Beta Talk está de regresso este mês para mais uma temporada de conversas inspiradoras entre gente com espírito empreendedor, cruzando o surf e o litoral oeste algarvio enquanto fontes de inspiração para novos negócios e cenários para um estilo de vida onde o espírito empreendedor fala mais alto.

Apaixonados pela região do Algarve há vários anos, Sandra e Arnaldo trocaram o norte do país pelo litoral oeste algarvio. Bons conhecedores do turismo rural, depois de muitas férias dentro e fora de Portugal em que sempre procuraram inspiração em espaços marcados pela natureza e autenticidade, decidiram em 2006 investir no seu próprio projeto de turismo de aldeia em Odeceixe, que se tornou também um projeto de vida em família.

Em 2010, abriram as portas das Casas do Moinho a quem busca uma experiência de passar um ou dois dias numa antiga aldeia do país, num conceito único de proximidade e vivência local.

casas-do-moinho_2-470x300Sandra é psicóloga clínica, mas desde nova sempre se assumiu como empreendedora, com negócios de clínicas e infantário, que fazem dela uma excelente relações públicas e “visionária”, enquanto Arnaldo desenvolveu diversas atividades por conta de outrem, mas cedo também empreendeu no negócio de transportes e logística, que entretanto vendeu para abraçar a gestão das Casas do Moinho.

Hoje vivem e dão a viver o espírito de aldeia, bem longe do frenético movimento do quotidiano e onde o tempo parece parar.

Quanto a Octávio, nasceu há 40 anos em S. Brás de Alportel e fez os estudos nas Caldas da Rainha, onde frequentou o curso de Artes Plásticas. Sendo um algarvio nato e apesar de ter nascido na serra, o mar foi sempre uma parte importante no seu desenvolvimento pessoal e foi em Cabanas de Tavira que teve o primeiro contacto com o surf, numa tarde de Levante de Verão.

pranchasMais tarde, apresentou as suas próprias pranchas como projeto artístico no final do curso. O interesse pelo surf e pelas pranchas, aliado à formação em artes plásticas, fez nascer há cerca de 14 anos a sua própria empresa, a FEROX, marca 100% portuguesa cujo nome foi inspirado numa espécie de tubarão existente na costa algarvia.

Instalado no concelho de origem, em plena Serra do Caldeirão e sem ligação direta ao mar, hoje é procurado por surfistas de todas as nacionalidades e idades que apreciam os seus modelos artísticos e pranchas personalizadas, tendo neste verão lançado um tipo de pranchas feitas com rolhas de cortiça recicladas e de madeira de pita agave, uma planta de origem mexicana existente no Algarve.

Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo habitual apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina, que desde o primeiro momento estabeleceram uma parceria com a Beta Talk, promovendo os vinhos produzidos no concelho.

 

Inscrição é prévia e gratuita

Como é habitual, a participação na Beta Talk de julho é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://tinyurl.com/betatalkportimao-setembro2014, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria média do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, rádio universitária RUA FM, APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

Comentários

pub