Saberes e sabores da Mexilhoeira Grande marcam Jornadas Europeias do Património em Portimão

“Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua!” é a atividade que decorrerá, no dia 27 de setembro, das […]

empreita“Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua!” é a atividade que decorrerá, no dia 27 de setembro, das 15h00 às 22h00, no Adro da Igreja Matriz e nas ruas dessa freguesia, para assinalar de forma muito especial as Jornadas Europeias do Património em Portimão.

As jornadas iniciam-se a 26 de Setembro, com a apresentação de parte do Mosaico da Villa Romana da Abicada.

Após os trabalhos de levantamento e acondicionamento realizados em 2011, os mosaicos ficaram sob a guarda do Museu de Portimão, tendo-se iniciado posteriormente, no âmbito de um projeto de colaboração com a Direção Regional de Cultura do Algarve, o seu restauro.

No dia 26 de setembro, uma das partes restauradas será incorporada na exposição patente no Museu, “O Mediterrâneo aqui tão perto”.

Para o dia 27 de setembro, foi preparado um programa que contou com o total envolvimento da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande e da sua comunidade, que ativamente se disponibilizou para apoiar a iniciativa de todas as formas possíveis.

Neste dia, a partir das 15h00, será possível percorrer, com um guia, as ruas da freguesia e descobrir a sua história, passando pelo barbeiro, pelo sapateiro, pela Misericórdia e pela Igreja Matriz.

Terá oportunidade de conhecer as artes, os saberes e provar os sabores que durante décadas fizeram parte da vida de diferentes gerações, e que hoje ainda subsistem nesta freguesia. A moagem e pão, empreita, vime, cortiça, atabua, rendas, ervas e mezinhas, doçaria, medronho, mel, vinho, queijo, biscoitos, são alguns exemplos das atividades e produtos que irá encontrar.

mosaico villa romana da AbicadaTambém haverá uma área dedicada ao património arqueológico, edificado, etnográfico natural e imaterial da freguesia, que contemplará uma exposição do Museu de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira.

A proposta é recuar no tempo e participar em atividades, oficinas de construções em taipa e adobe, pinturas com pigmentos naturais e cal, iniciação à arqueologia, moinhos de papel, jogos ambientais, quadrados com história e cerâmica.

Os jogos tradicionais também não serão esquecidos e não faltarão o pião, os berlindes, a malha, a corda, as caricas, a macaca, os jogos do burro e das cinco pedrinhas, entre outros, que poderão ser praticados por todos.

Às 16h00, terá lugar a atuação do Rancho Folclórico da Figueira e as 18h00 dos Acordeonistas Lígia e Belinha, Dinis e Filipe.

Neste viajar no tempo, outras memórias também serão evocadas, como as animações e festas que juntavam a comunidade rural, onde a diversão se unia ao trabalho.

descasca do milhoPara recordar esta tradição, às 20h30, inicia-se a recriação da descasca do milho com testemunhos populares, ao som do Grupo Coral Adágio e das concertinas dos mexilhoeirenses, sem esquecer os tradicionais biscoitos fritos a acompanhar.

No dia 28 de setembro, o programa preparado pelo Museu de Portimão propõe uma ida aos monumentos megalíticos de Alcalar, onde, entre as 10h00 e as 13h00, os visitantes poderão fazer uma pequena viagem pela pré-história, através de visitas orientadas e participação nos ateliês de caça, placas de xisto e adornos, talhe de pedra e transporte do monolítico.

Durante os três dias, 26, 27 e 28 de setembro, o Museu de Portimão estará associado às Jornadas Europeias do património e terá entrada gratuita. O horário de funcionamento é das 10h00-18h00.

As Jornadas Europeias do Património, em Portimão, são uma organização do Município de Portimão, Museu e Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, e contam com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub