PS/Algarve elege Comissão Política «consensual» com apoiantes de Costa e Seguro

A nova Comissão Política do PS/Algarve foi eleita no passado sábado, durante o 15º Congresso Regional da Federação algarvia dos […]

XV Congresso PS AlgarveA nova Comissão Política do PS/Algarve foi eleita no passado sábado, durante o 15º Congresso Regional da Federação algarvia dos socialistas, que decorreu em São Brás de Alportel.

A única lista que foi a votos, encabeçada pelo presidente da Câmara de Tavira Jorge Botelho, afasta-se da luta interna pela liderança do partido, a nível nacional, e alia militantes que estarão em diferentes lados da barricada, nas Primárias do PS, que se disputam no  domingo.

Depois de António Eusébio ter sido eleito presidente da Federação do Algarve do PS, no dia 7 de setembro, foram agora eleitos os membros dos demais órgãos federativos. Mais de duas centenas de militantes socialistas participaram neste Congresso, realizado «num dos momentos mais importantes e decisivos nesta nova fase que o partido socialista atravessa», como ilustra António Eusébio.

Uma semana antes das eleições primárias do PS, em que António José Seguro e António Costa vão disputar a liderança do partido e a candidatura a primeiro-ministro nas próximas Legislativas, os socialistas algarvios voltaram a dar um sinal de separação das águas, reunindo consenso em torno de uma lista que junta apoiantes de ambos os candidatos, a nível nacional.

Algo que se reflete na composição da lista à Comissão Política, cujos primeiros cinco elementos dividem as preferências, no apoio ao candidato a líder do partido.

António Eusébio: “A moção está muito completa. Deve ser das melhores moções apresentadas nos congressos do PS, a nível nacional”

«Os primeiros elementos, até são intercalados, no que diz respeito ao apoio (risos). São o Jorge Botelho, o Miguel Freitas, a Isilda Gomes, o José Amarelinho e o Fernando Anastácio», revelou António Eusébio, ao Sul Informação.

Os primeiros dez lugares da «lista consensual» de 71 elementos eleita para a Comissão política do PS/Algarve ficam completos com Josélia Gonçalves, Abílio Sousa, Luciano Jesus, Manuela Neto e Vítor Guerreiro.

O resto da lista também inclui militantes que apoiam os dois candidatos às Primárias, revelou António Eusébio, que também não colou a sua recandidatura a presidente da Federação nem a Costa (que admite que apoia), nem a António José Seguro.

Durante o congresso, foram apresentadas e discutidas as diferentes moções setoriais, bem como a Moção de Orientação Política e Programática “Afirmar o Algarve”, o projeto apresentado por António Eusébio, quando se recandidatou a novo mandato como presidente da Federação algarvia do PS.

XV Congresso PS Algarve_António Eusébio«A moção está muito completa. Deve ser das melhores moções apresentadas nos congressos do PS, a nível nacional», considerou o líder dos socialistas algarvios.

Algo que, para António Eusébio, está intimamente ligado ao processo de participação que foi lançado e ao qual muitos militantes aderiram. «Quando me candidatei, apresentei uma matriz e os militantes enviaram sugestões, que vieram engrandecer a moção», considerou.

A principal linha de força da moção aprovada é «o desenvolvimento económico da região», algo fundamental para atingir outros objetivos inscritos nesta proposta, nomeadamente «o combate à pobreza e a promoção do emprego».

«A moção foca os setores do turismo, do mar e das pescas e da agricultura como sendo os com maior potencial, para impulsionar o desenvolvimento económico da região», considerou António Eusébio.

Corrigida: Corrigido o nome do sexto elemento da lista, Josélia Gonçalves, e não José Luís Gonçalves, como estava originalmente. Pedimos desculpa à visada e aos nossos leitores.

Comentários

pub