Proteção Civil alerta para a possibilidade de cheias e «fenómenos extremos»

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou um alerta devido à previsão de chuva «pontual e localmente forte», que […]

cheias urbanasA Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou um alerta devido à previsão de chuva «pontual e localmente forte», que pode ultrapassar os 20 milímetros por hora e pode ser acompanhada de granizo, ventos na ordem dos 65 a 80 quilómetros por hora no litoral, a possibilidade de ocorrência de «fenómenos extremos» e ondulação de 2,5 metros na costa Sul e que pode atingir os 5 metros, na Costa Ocidental.

Entretanto, também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou os seus Avisos, do IPMA, colocando todo o litoral de Portugal Continental, em Aviso Laranja, prevendo a ocorrência de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoada e ainda condições favoráveis à ocorrência de eventos extremos de vento.

No Algarve, o Aviso Laranja entra em vigor a partir das 18h00 de hoje, mantendo-se até lá o Aviso Amarelo.

Recorde-se que Aljezur foi atingido, na madrugada de terça-feira, por um fenómeno atmosférico extremo, que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera já confirmou ter-se tratado de um tornado.

As condições climatéricas previstas para os próximos dias aconselham a alguns cuidados, começando, desde logo, pela desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, para reduzir o risco de inundações.

Também ao andar na rua há que ter atenção, nomeadamente quem se desloque em veículos motorizados, que deve «adoptar uma condução defensiva», reduzindo a velocidade. Evitar atravessar zonas inundadas e com muitas árvores e fixar bem estruturas soltas são outras recomendações da Proteção Civil.

A ANPC acrescenta que podem ocorrer «cheias rápidas em meio urbano», transbordo de linha de água, inundações de estruturas subterrâneos e danos em estruturas suspensas.

Comentários

pub