Praxe nos cursos de Biologia da UAlg angaria dinheiro para ajudar animais

Os caloiros cursos de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve foram alvo de uma praxe em que o […]

PRAXE_SOLIDARIA_CIAAOs caloiros cursos de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve foram alvo de uma praxe em que o objetivo foi ajudar quem ajuda os animais em risco. Os alunos do 3º ano destes cursos juntaram-se aos do 1º ano e angariaram fundos para entregar ao grupo informal CIAA – Combate à Indiferença e Abandono Animal.

Este dinheiro será usado para pagar o tratamento veterinário de um animal resgatado na zona de Gambelas, em Faro, perto do polo da UAlg ali existente.

Além de ajudarem a causa animal, os caloiros também tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho dos voluntários do CIIA e como cada um pode ajudar este grupo a salvar mais animais.

Uma explicação do sistema de Famílias de Acolhimento Temporário de animais, de como se pode ajudar animais em risco e sobre a importância da esterilização foram outras das “lições” que os alunos do primeiro ano receberam.

O CIAA – Combate à Indiferença e Abandono Animal é um grupo informal de ajuda animal surgiu em Setembro de 2012 e que, atualmente, é constituído por 29 voluntárias.

«O CIAA intervém nos Concelhos de Loulé e Faro e criação deste grupo teve como principal objetivo minimizar a dor do abandono e dos maus tratos, proporcionando uma melhoria das condições de vida dos animais abandonados e errantes», descreve o grupo.

Desde a sua criação, os voluntários do CIAA encaminharam para adoção« mais de 130 gatos e 140 cães (a maioria gatos e cães adultos)» e tem neste momento mais de 60 animais a recuperar e ou a aguardar adoção.

A intervenção em colónias de rua, «promovendo o controle das populações de animais errantes, esterilizando e desparasitando todos os seus indivíduos de forma a salvaguardar a saúde pública, o meio ambiente e controlar a taxa de natalidade dos animais errantes», é outra das ações que leva a cabo.

Comentários

pub