Oito municípios do Algarve e Baixo Alentejo promovem mobilidade mais sustentável

A mobilidade amiga do ambiente e mais sustentável está a ser celebrada, no Sul, por oito municípios do Algarve e […]

Semana Europeia da MobilidadeA mobilidade amiga do ambiente e mais sustentável está a ser celebrada, no Sul, por oito municípios do Algarve e Baixo Alentejo, que lançaram iniciativas no âmbito do Dia Europeu sem Carros e da Semana Europeia da Mobilidade. Albufeira, Beja, Faro, Lagoa, Loulé, Olhão, Portimão e São Brás de Alportel não quiseram ficar de fora e incentivam a população a deixar o carro parado e a usar meios de transportes coletivos ou não poluentes.

Esta é a 13ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, na qual se enquadra o Dia Europeu sem Carros, 22 de Setembro. Em 2014, serão mais de duas mil as cidades da União Europeia a aderir à iniciativa, cujo lema é «As nossas ruas, a nossa escolha». Com esta máxima, pretende-se «incentivar os cidadãos a “reconquistarem” os espaços urbanos com vista a criarem a cidade na qual querem viver», segundo a UE.

Por cá, há iniciativas para todos os gostos, algumas bem originais. É o caso de Olhão, onde as celebrações serão lideradas pela PSP local, que irá promover, no domingo, um dia repleto de atividades, com um cariz solidário, que terão a mobilidade e o ambiente como tema central.

Em vários municípios, a “festa” já começou na terça-feira, dia em que arrancou a Semana Europeia da Mobilidade. Lagoa, Loulé, Beja e Portimão não se focarão apenas no Dia Europeu sem Carros e lançam iniciativas ao longo de vários dias.

Em Lagoa, estão a ser promovidas, desde dia 16, atividades com a Escola de Trânsito e exposições de veículos com “Emissão Zero” e “Híbridos”, das marcas Renault e Nissan, em diversos estabelecimentos de ensino do concelho (dias 16,17, 18 e 22).

Amanhã, sexta-feira, será inaugurado o passadiço do AIgar Seco e, no sábado, será promovido o «Passeio Pedestre dos 7 Vales Suspensos» e uma Festa da Mobilidade.

mobilidadeNo domingo, há novo passeio, desta vez de bicicleta, pela Ecovia, com uma extensão de 15 quilómetros.

Na próxima-segunda-feira, dia em que se celebra o Dia Europeu sem Carros, Lagoa, Carvoeiro e Ferragudo aderem à iniciativa.

Em Beja, a autarquia local lançou diversas atividades, de cariz ambiental e cultural, que culminam com o Dia Europeu sem Carros, que motivará «algumas restrições no trânsito, entre as 9 horas e as 23h30 no Largo de São João, Rua Dr. Brito Camacho e um pequeno troço do Jardim do Bacalhau».

Ao longo da semana, estará patente a exposição «Antes e Depois», no Largo de São João, Praça da República, Rua Capitão João Francisco de Sousa e Jardim do Bacalhau, e decorrerá a ação de sensibilização na área da higiene e limpeza «Rua Acima Rua Abaixo».

Hoje à noite há fado, nas Portas de Mértola, pelas 21h30, com os fadistas Ana Rato e Ana Tareco, e no sábado decorre a 10ª edição do Mercado Livre, no Largo do Lidador.

Em Loulé, os transportes públicos urbanos são gratuitos, desde terça-feira e até dia 22 de setembro, para os munícipes de Loulé (TUL) e Quarteira (TUQ) que apresentarem o cartão «Semana Europeia da Mobilidade – Município de Loulé». Para o obter, basta fazer compras no comércio local das duas cidades. Esta é uma parceria entre a autarquia louletana e a ACRAL.

No sábado, realiza-se a iniciativa «Loulé a Pé», fruto da colaboração entre a autarquia e a Associação Almargem, que consiste numa caminhada por Loulé, passando pelos principais locais de visita da cidade, com o objetivo de identificar possíveis problemas na mobilidade urbana pedonal.

A autarquia promete usar a informação recolhida em futuras intervenções na zona nobre da cidade. Hoje e amanhã, há peddypapers, no centro histórico de Loulé e no Parque Municipal, respetivamente.

Mobilidade InterurbanaEm Portimão, a Semana Europeia da Mobilidade também é assinalada com um incentivo ao uso de transportes públicos, neste caso as carreiras urbanas «Vai e Vem», que serão gratuitas de 20 a 22 de setembro, para os que apresentem o passaporte da Rota do Petisco, evento gastronómico que está a ser promovido pela autarquia portimonense.

Em Portimão, foi também implementada uma Zona de Coexistência na Rua Direita. Trata-se de uma área da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, devidamente sinalizadas, e que permitem a utilização de toda a largura da via pública.

Nesses locais, os condutores devem ter particular atenção, para não comprometer a segurança e a comodidade dos demais utentes da via, sendo admissível uma velocidade máxima de 20 km/h.

Em Faro, Albufeira, São Brás de Alportel e Olhão, as iniciativas são concentradas apenas num dia. Além do já referido evento em Olhão, há a iniciativa «Dar tréguas aos transportes poluentes», no domingo, em São Brás de Alportel, e o desafio de ter um dia mais amigo do ambiente, a 22 de setembro, em Faro e Albufeira.

Em São Brás, o evento «Dar tréguas aos transportes poluentes» prevê fecho ao trânsito de parte da Circular Norte, durante três hora, entre a Rotunda da EN 2 (onde a Circular cruza a EN 2, no sentido Alportel) e a interseção da circular com a Avenida da Liberdade. O desafio lançado pela autarquia é «parar o carro e descobrir formas alternativas de transporte amigas do ambiente e da saúde».

Albufeira desafia os munícipes a aderir ao Dia Europeu sem Carros, deslocando-se «a pé, de bicicleta, nos transportes públicos ou em viatura particular partilhada» e promove uma caminhada de 6,5 quilómetros, que partirá do parque de estacionamento frente aos Paços do Concelho, às 20h30.

Em Faro, será promovida uma conferência no Museu Municipal, na segunda-feira, às 15 horas, onde a Mobilidade na cidade de Faro estará em cima da mesa, bem como o primeiro mini-autocarro 100 por cento elétrico, lançado há poucos meses na capital algarvia.

 

Comentários

pub