Novo artesanato do TASA dá-se a conhecer na Feira Internacional de Milão

Os novos produtos de artesanato contemporâneo do projeto «TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais» vão viajar até Itália, para participar […]

Tarrina Projeto TASA Fase 2Os novos produtos de artesanato contemporâneo do projeto «TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais» vão viajar até Itália, para participar na Feira Internacional de Milão (Homi), que decorre de 13 a 16 de setembro.

As novas peças, inspiradas nos padrões das mantas alentejana, foram lançadas no passado sábado, na Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, e vão, agora, ser dadas a conhecer a todo o mundo.

Os três novos produtos TASA são um faqueiro que conjuga madeira e cerâmica, um tabuleiro em madeira de faia com pilão de seixo e recipientes de barro incorporados e um tacho de barro e cortiça que vai diretamente do fogão para a mesa ou que serve como marmita para levar para onde se queira.

Estas peças foram desenvolvidas com artesãos do Alentejo e do Algarve, no âmbito do Eurorregião que une o Algarve, a Andaluzia e o Alentejo. A seguir, será a vez de juntar o Algarve à Andaluzia na criação de uma série nova de peças de artesanato contemporâneo.

«Esta será uma porta de entrada dos produtos do TASA para o mercado internacional, e uma forma de elevar o artesanato português, assim como o legado cultural que este transporta», considerou, numa nota de imprensa, a empresa ProActiveTur, que está a desenvolver a segunda fase deste projeto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA).

«O Projecto TASA estará presente nesta importante Feira dedicada à casa e ao estilo de vida, através da iniciativa “Shapes: empresas criativas do Mediterrâneo” (Programa MED) que tem o CRIA – Universidade do Algarve como entidade parceira», acrescentou a ProActiveTur.

A segunda fase do Projecto TASA é financiada pelo FEDER no âmbito do PO Algarve 21 (QREN) e do POCTEP (Programa Operacional Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal) e está a ser desenvolvida pela empresa de turismo responsável – ProActiveTur.

Comentários

pub