Naufrágios no litoral de Grândola em destaque nas Jornadas Europeias do Património

O projeto “Arqueologia até Debaixo de Água: à Descoberta dos Naufrágios do Litoral Grandolense” vai ser apresentado esta sexta-feira, dia […]

PrintO projeto “Arqueologia até Debaixo de Água: à Descoberta dos Naufrágios do Litoral Grandolense” vai ser apresentado esta sexta-feira, dia 26, às 10h30, por Alexandre Monteiro, arqueólogo, professor universitário e investigador, no Cine Granadeiro Auditório Municipal, em Grândola.

Este será um dos pontos altos das comemorações das Jornadas Europeias do Património , que são assinaladas no próximo fim de semana com iniciativas a decorrer em Grândola, Lousal e Tróia.

Enquadrando-se no Plano Estratégico de Salvaguarda e Valorização do Património Cultural do Concelho e seguindo um plano de investigação elaborado de acordo com os mais recentes parâmetros ético-científicos preconizados pela Convenção da UNESCO sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático, o projeto “Arqueologia até Debaixo de Água: à Descoberta dos Naufrágios do Litoral Grandolense” contempla a realização de trabalhos arqueológicos subaquáticos de prospeção e de sondagem no sentido da valorização da Carta Arqueológica Subaquática nacional.

O objetivo é localizar, posicionar, avaliar e caracterizar todo o património cultural subaquático jazente mas águas que confrontam o concelho de Grândola – património esse que se suspeita ser abundante e de enorme valor científico.

Nesta conferência, serão divulgadas as mais recentes descobertas efetuadas ao largo da costa grandolense e irão discutir-se os dados compilados até agora pela pesquisa histórico-documental.

Por seu lado, o Centro Ciência Viva do Lousal propõe, para os dias 27 e 28, a atividade “Lousal a Céu Aberto”, que consiste num percurso pedestre, com a extensão de cerca de dois quilómetros, para mostrar o enquadramento geológico da área, incluindo a antiga exploração a céu aberto. Será também exibido um Filme de Época do Lousal (1958) e efetuada uma visita ao Museu Mineiro.

Em Tróia, para dia 27, está agendada a realização do “Percurso Arqueológico na Orla do Estuário do Sado”.

Comentários

pub