Mobilização internacional pelo clima também chegará a Faro e São Brás

Faro vai juntar-se à iniciativa internacional “People’s Climate March & Mobilisation» com uma «Concentração pelo Clima», que terá lugar no […]

alterações climáticas_1Faro vai juntar-se à iniciativa internacional “People’s Climate March & Mobilisation» com uma «Concentração pelo Clima», que terá lugar no domingo, no relvado do Teatro Municipal de Faro, às 16 horas.

Também em São Brás de Alportel haverá um evento neste âmbito, neste caso uma «Caminhada pelo Clima».

Em Faro, o objetivo «é reunir o máximo de pessoas possível e apelar à sua participação, com a apresentação de propostas sobre medidas que devem ser implementadas a nível local», para lutar contra as alterações climáticas.

A Glocal-Faro e os núcleos regionais da associação ambientalista Quercus e do PAN – Partido pelos Animais e pela Natureza são os parceiros da «350.org», que organiza o evento. Além da concentração, as três entidades propõem uma troca de sementes, como atividade complementar.

Em São Brás de Alportel, a iniciativa integrada nesta ação global é uma caminahda de 3,5 quilómetros. organizada por cidadãos. «Propomos um percurso entre a praça central da vila de São Brás de Alportel e o Centro de Biodiversidade. O ponto de encontro é o monumento Bernardo Passos. Leve uma merenda. Chegados ao centro vamos observar os seres vivos e conversar sobre temáticas à volta da biodiversidade, como a preservação das sementes e soberania alimentar», desafiam os organizadores da caminhada.

«“Acção. Não palavras” é o lema de mais uma campanha lançada pela 350.org com o objetivo de consolidar um movimento climático global assente na ideia de que a “ação coletiva é a força mais poderosa para se promoverem mudanças”», segundo os parceiros regionais da iniciativa.

Concentração pelo clima FaroA mobilização de domingo ocorrerá em dezenas de países e nela participarão milhões de pessoas, ambicionando «pressionar decisores políticos e agentes económicos a definirem metas mais ambiciosas e a implementarem medidas realistas no curto prazo».

«O último relatório sobre alterações climáticas, publicado pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, alerta que as provas do aquecimento global são agora “esmagadoras” e que os seus efeitos vão aumentar com cada grau de temperatura adicional. Segundo o grupo de cientistas que integra o Painel, a temperatura do planeta aproxima-se do limite que provocará a perda da camada de gelo da Gronelândia», alertam.

Ameaça que levou o Secretário Geral da ONU a convidar os líderes mundiais para uma cimeira que terá lugar no próximo dia 23 de Setembro, em Nova Iorque, «destinada a promover ações com vista à celebração de um ambicioso acordo sobre as alterações climáticas no final deste ano».

A inscrição na concentração não é obrigatória, mas incentivada pela «350.org», de modo a ter «uma noção mais aproximada do número de participantes em todo o mundo». As inscrições podem ser feitas no site da organização.

Comentários

pub