Miguel Mouzinho campeão em etapa de gala no surf

Miguel Mouzinho (Lagos) venceu a 4ª Etapa (última) do Circuito de Surf do Algarve 2014 e conquistou o quinto título […]

miguel mouzinhoMiguel Mouzinho (Lagos) venceu a 4ª Etapa (última) do Circuito de Surf do Algarve 2014 e conquistou o quinto título Open deste circuito nos últimos seis anos.

A prova decorreu na Praia da Ponta Ruiva (Vila do Bispo), no sábado, 30 de Agosto, organizada pelo Algarve Surf Clube, com o patrocínio Vazva e os apoios da Federação Portuguesa de Surf, Municípios de Vila do Bispo e de Lagos, Algarve Surf School, restaurante The Hangout e hotel Memmo Baleeira.

Esta etapa foi servida por condições de gala na ‘esquerda’ da Ponta Ruiva, com ondas perfeitas de metro e meio no ‘set’ e pouco vento, e encerrou com uma gala de entrega de prémios marcada pela emocionada despedida de Manuel Mestre (Faro) do Circuito de Surf do Algarve.

“Foi a última vez que competi neste circuito. Tenho 44 anos e está na altura de pendurar as chuteiras. Mas vocês vão continuar a encontrar-me lá fora na água e respeito pelo velhote”, anunciou ‘Necas’, visivelmente emocionado, depois de receber o prémio de campeão Longboard da edição deste ano do circuito.

A última etapa do Circuito de Surf do Algarve 2014 ocupou por completo a Praia da Ponta Ruiva. Inscreveram-se na prova cerca de 60 atletas, com maior incidência nas categorias mais jovens, onde foi incluída uma bateria de exibição de iniciados Sub-8.

Os títulos de campeão do circuito nas diversas categorias – Sub-12, Sub-14, Sub-16, Open, Feminino e Longboard – estavam todos por decidir, uns mais do que outros, e a prova confirmou a maior competitividade nos Sub-16, onde o líder do ‘ranking’, António Silveira (Portimão), foi ultrapassado e perdeu o título que estava ao seu alcance.

Miguel Mouzinho era líder quase campeão Open à partida para esta etapa. O único atleta que ainda podia lutar pelo título, apesar de necessitar de uma combinação difícil de resultados, era Francisco Canelas (Portimão), que faltou à prova devido a um compromisso pessoal e não lutou pela revalidação do título do ano passado.

Marlon Lipke (Lagos) era 3º no ‘ranking’ e seria um adversário mais ‘perigoso’, mas o ex-WCT também não compareceu, por estar na Galiza para o Pantín Classic, evento do circuito mundial ‘Qualification Series’ da ASP.

Praia da Ponta RuivaSem adversários na luta pelo título, Miguel Mouzinho estabeleceu como objetivo vencer a etapa. “Não gosto de ser campeão sem luta, portanto, quero vencer esta etapa”, disse o atleta, que beneficiou de um trunfo forte: “Conheço muito bem esta onda”.

Se assim o disse, melhor o fez. Miguel Mouzinho ‘varreu’ por completo a etapa, vencendo todas as suas baterias com exibições de luxo, apesar da concorrência de peso de nomes como Alex Botelho (Lagos), Tomás Alcobia (Lagos), Paul Grey e Paulo Almeida (Portimão).

Na categoria Open, causou surpresa a eliminação precoce – ‘de primeira’ – de Ivan Bailote (Albufeira) e Jakob Lilienweiss (Tavira) e destacaram-se a estreia de Francisco Duarte (Portimão) no circuito deste ano, com um percurso sólido até às meias-finais, e a super-exibição de Paulo Almeida, protagonista da mais rápida manobra de ataque ao ‘lip’ em todo o campeonato, no que, aliás, foi mesmo elogiado por Miguel Mouzinho no discurso de vitória.

A etapa foi disputada em dois palanques de julgamento ao longo de oito horas. As categorias Feminino, Sub-12 e Sub-14 competiram no meio da praia, mal servidos de ondas, o que desagradou aios atletas mais fortes.

Talvez essa situação justifique a surpreendente eliminação de Guilherme Ribeiro (Costa de Caparica) nas meias-finais Sub-14, categoria onde o ‘eterno segundo’, Bruno Gregório (Quarteira) alcançou a sua primeira vitória do ano.

Apesar da eliminação nas ‘meias’, Guilherme Ribeiro pontuou o suficiente para assegurar o título de campeão Sub-14 do circuito e acumulou ainda – tal como na edição de 2013 – o título de campeão Sub-12, confirmado com vitória na etapa (pleno no circuito) e uma forte exibição na final, já na ‘esquerda’ da Ponta Ruiva.

Na categoria Feminino, Yolanda Hopkins (Quarteira) também confirmou o título de campeã com vitória na etapa, à qual faltaram as suas mais diretas perseguidoras, Nádia Reis e Madalena Cabral, ambas de Portimão.

Manuel Mestre (Faro) chegou a esta etapa na qualidade de líder do ‘ranking’ Longboard e no fim de um período de 18 dias fora da água para recuperar de lesão numa perna.

O seu amigo Luís Esteves (Faro) não esteve presente, devido a compromissos profissionais, e não pôde lutar pela revalidação do título que conquistou em 2013.

Entrega dos prémiosNa Ponta Ruiva, o vice-líder do ‘ranking’, Nuno Correia (Beja), e o talentoso André Ferreira (Costa de Caparica) colocaram um forte desafio ao líder na final direta de Longboard com 5 atletas, mas o experiente ‘Necas’ venceu a etapa, com um posicionamento impecável e uma irrepreensível escolha de ondas. O veterano ‘longrider’ despediu-se em grande do circuito de surf do Algarve.

A categoria Sub-16 foi a mais emocionante na etapa e na edição deste ano do circuito algarvio. À chegada à Ponta Ruiva, os seis primeiros classificados neste ‘ranking’ estavam separados por menos de 1000 pontos e todos eles se apresentaram ao ‘check-in’.

Servidos por uma ‘esquerda’ de gala, os ‘young guns’ deram espetáculo e criaram emoção na praia. António Dionísio (Portimão) venceu a etapa, impecável no seu típico surf de ‘rail’, e saltou do 5º lugar no ‘ranking’ para a conquista do título de campeão Sub-16 do circuito, após uma final dramática, que deixou todos os atletas ansiosos pelo anúncio dos resultados finais.

António Silveira perdeu o título por muito pouco, bastava-lhe ter sido 2º na etapa, em vez de 3º classificado. Uma onda pode ter feito a diferença.

Este terá sido o último Circuito de Surf do Algarve com este nome e características. Em 2015, deverá passar a chamar-se Circuito Regional do Sul, já sob a absoluta tutela da Federação Portuguesa de Surf, que este ano começou a envolver-se tecnicamente nos circuitos regionais.

O objetivo é transformar esses circuitos em autênticas plataforma de apuramento para as provas nacionais. O formato será anunciado nos próximos meses, depois de feito o balanço deste primeiro ano-piloto. O circuito algarvio será o circuito regional sulista, abrangendo toda a linha costeira desde Sines até Vila Real de Santo António.

 

Finais 4ª Etapa Circuito de Surf do Algarve 2014 – Ponta Ruiva

Open
1. Miguel Mouzinho (Lagos)
2. Alex Botelho (Lagos)
3. Paulo Almeida (Portimão)
4. Tomás Alcobia (Lagos)

Sub-16
1. António Dionísio (Portimão)
2. Simão Teixeira (Costa de Caparica)
3. António Silveira (Portimão)
4. Tomás Ribeiro (Costa de Caparica)

Sub-14
1. Bruno Gregório (Quarteira)
2. Martim Paulino
3. Miguel Matos
4. Ricardo Augusto (Portimão)

Sub-12
1. Guilherme Ribeiro (Costa de Caparica)
2. José Mendonça
3. Diogo Pereira (Portimão)
4. Martim Ferreira

Feminino
1. Yolanda Hopkins (Quarteira)
2. Inês Martins (Faro)
3. Mafalda Lopes
4. Carminho Lebre

 

‘Ranking’ Final Circuito de Surf do Algarve 2014 – Top 5 — 3 Melhores

Open
1. Miguel Mouzinho (Lagos) – 2730 pontos
2. Tomás Alcobia (Lagos) – 2085 pts (menos 1 etapa)
3. Francisco Canelas (Portimão) – 2070 pts (menos 1 etapa)
4. Marlon Lipke (Lagos) – 1860 pts (2 etapas)
5. Paulo Almeida (Portimão) – 1790 pts

Sub-16
1. António Donísio (Portimão) – 2670 pontos
2. António Silveira (Portimão) – 2590 pts
3. Gaspar Teixeira (Costa de Caparica) – 2285 pts
4. Francisco Inácio – 2140 pts
5. Tomás Ribeiro (Costa de Caparica) – 2130 pts

Sub-14
1. Guilherme Ribeiro (Costa de Caparica) – 3000 pontos
2. Bruno Gregório (Quarteira) – 2720 pts
3. Henrique Poucochinho (Portimão) – 2140 pts
4. Ricardo Augusto (Portimão) – 2130 pts
5. Miguel Raposo (Portimão) – 1835 pts

Sub-12 – só 3 etapas
1. Guilherme Ribeiro (Costa de Caparica) – 3000 pontos
2. Diogo Pereira (Portimão) – 2450 pts
3. André Dias (Faro) – 1840 pts
4. João Mendonça – 860 pts (1 etapa)
5. Rodrigo Costa – 730 pts (1 etapa)

 

Fotos de: Paulo Marcelino

Comentários

pub