Loulé volta a ser considerado o município mais amigo do ambiente do país

O município de Loulé voltou a ser considerado o mais amigo do ambiente, a nível nacional. O concelho algarvio foi […]

Entrega do Galardão da Bandeira ECO XXI  - C M Loule - Mira (2)O município de Loulé voltou a ser considerado o mais amigo do ambiente, a nível nacional. O concelho algarvio foi distinguido, pela terceira vez consecutiva (quarta, no total), com o Galardão ECOXXI, também conhecido por Bandeira Verde, que reconhece boas práticas sustentáveis e qualidade ambiental ao nível municipal e foi aquele que conseguiu os melhores indicadores, entre as mais de três dezenas de candidatos.

Os resultados do Programa ECO XXI 2014 foram apresentados na passada semana, em Cantanhede, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), responsável pela atribuição deste galardão. Ao todo, foram atribuídas Bandeiras Verdes a 32 municípios, mas só Loulé, Águeda e Pombal alcançaram um resultado igual ou superior a 80 por cento no índice ECOXXI 2014.

O município algarvio foi o que conseguiu a pontuação mais alta e fez o pleno (100 por cento) nos indicadores: «informação disponível aos munícipes; cooperação com a sociedade civil; conservação da natureza (biodiversidade e geodiversidade) – conhecer, educar e divulgar; produção e recolha seletiva de resíduos urbanos; mobilidade sustentável; qualidade do ar e informação ao público; e turismo sustentável»

«Este feito foi alcançado pela quarta vez, e pela terceira consecutiva, pois já em 2013, 2012 e 2009 Loulé também conseguiu posicionar-se no topo da classificação nacional», salientoua Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

Entrega do Galardão da Bandeira ECO XXI  - C M Loule - Mira (1)O Galardão ECOXXI nasceu de um projeto iniciado em 2005 pela ABAE e é atribuído com base numa candidatura que tem como principal objetivo galardoar os municípios portugueses que demonstrem um desempenho positivo em 21 indicadores de desenvolvimento sustentável, assim como, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação a nível municipal de medidas pró-ambientais, com especial ênfase na Promoção da Educação Ambiental, Participação Pública e Agenda 21 Local, Ordenamento do Território e Ambiente Urbano, Áreas Classificadas e Conservação da Natureza, Produção, Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos, Abastecimento de Água e Sistemas de Drenagem, Mobilidade Sustentável, Valorização do Papel da Energia, Qualidade do Ambiente Sonoro, Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural, Turismo Sustentável, entre outros.

«À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a Bandeira Verde ficará hasteada no edifício dos Paços do Concelho, ao longo do ano, como símbolo máximo de um trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciado na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade. Loulé recebeu igualmente uma Medalha e Diploma», anunciou a autarquia louletana.

Comentários

pub