Já começaram as obras numa das torres das muralhas de Silves

Os andaimes que servirão de suporte aos trabalhos de consolidação da Torre 16 da Almedina, em Silves, localizada na Rua […]

torre_1Os andaimes que servirão de suporte aos trabalhos de consolidação da Torre 16 da Almedina, em Silves, localizada na Rua Dr. Francisco Vieira, próxima da GNR e nas traseiras do Museu de Arqueologia, já estão a ser montados.

A obra, adjudicada a 17 de março passado e consignada a 21 de julho, será executada pela empresa especializada STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas e custará cerca de 75 mil euros, informou a Câmara de Silves.

O prazo de execução dos trabalhos é de dois meses, estando previstos diversos tipos de ações, que vão desde a picagem de rebocos, limpeza de raízes e remoção de plantas, passando pela colmatação de falhas em alvenaria de pedra, tratamento das fendas, até à consolidação do interior da muralha, por injeção de caldas consolidantes, bem como pela aplicação de tirantes de aço inox, entre outros.

Além desta torre, outras duas deverão, em breve, ser alvo de obras de conservação e restauro. Também a ponte medieval deverá sofrer obras, como tinha revelado em Julho passado ao Sul Informação, Maria José Gonçalves, responsável pelo departamento de Património Histórico, Arqueológico e Museus da Câmara de Silves.

Comentários

pub