Há mais simpatizantes inscritos do que militantes para votar nas Primárias do PS no Algarve

Há 3900 simpatizantes do Partido Socialista inscritos, no Algarve, para votar nas Eleições Primárias deste partido, número que supera ligeiramente […]

Eleições EuropeiasHá 3900 simpatizantes do Partido Socialista inscritos, no Algarve, para votar nas Eleições Primárias deste partido, número que supera ligeiramente o total de militantes existentes na região. Ao todo, poderão participar no escrutínio que decorre a nível nacional a 28 de setembro, que elegerá o próximo candidato a primeiro-ministro do PS, 7600 algarvios, das 16 concelhias socialistas da região.

Os números da adesão, avançados ao Sul Informação por Porfírio Maia, representante da Comissão Eleitoral no Algarve, são elevados e em linha com os números nacionais, ainda que com uma diferença menos acentuada que a média do país, onde há cerca de 250 mil pessoas nas listas eleitorais, dos quais apenas cerca de 93 mil são militantes do PS.

Ainda assim, há secções do partido que se destacam, com Faro a ser a que conta com mais votantes e simpatizantes inscritos. Na capital algarvia, houve 818 pessoas a aproveitar para se inscrever nestas eleições internas do PS, apesar de não serem militantes. Ao todo, fazem parte das listas, em Faro, 1319 pessoas.

Profírio Maia: Há 1500 militantes inativos (sem as quotas em dia) nas listas eleitorais

Ainda assim, Faro não é o concelho onde irão mais pessoas a votos, mas sim Loulé. «Este é um caso bastante particular, pois é um concelho que conta com três secções: Loulé, Quarteira e Almancil». Assim, em Loulé, há 708 votantes inscritos, dos quais 519 são simpatizantes, em Quarteira há 491 pessoas nas lista, das quais 338 não são militantes, e em Almacil estão contabilizados 143 votantes, dos quais 107 são simpatizantes.

Feitas as contas, neste concelho há 1342 pessoas nas listas, das quais 964 não são militantes do PS, ou seja, o número de simpatizantes é mais de duas vezes superior ao de militantes, nas listas eleitorais do concelho de Loulé.

Apesar do aparente equilíbrio, há que ter em conta que para o número de militantes inscritos também contam os «militantes inativos, os que não têm quotas em dia». «Houve um número significativo de militantes inativos que aderiu à possibilidade de votar nestas eleições. Ao todo, há 1501 pessoas nesta situação», revelou Profírio Maia.

Comentários

pub