FOTOGALERIA: Sardinha foi a “estrela” da cataplana no Mercado de Portimão

A sardinha foi, como nem poderia deixar de ser, a estrela do dia na última demonstração em mercados municipais do […]

A sardinha foi, como nem poderia deixar de ser, a estrela do dia na última demonstração em mercados municipais do projeto Cataplana Algarvia, no sábado passado, 13 de Setembro, no Mercado Municipal de Portimão.

Como sempre, a demonstração esteve a cargo do chefe Augusto Lima, que, perante um público interessado de portugueses e estrangeiros, explicou e demonstrou passo a passo como utilizar da forma mais saborosa este utensílio característico da cozinha algarvia.

Na quinta-feira, dia 11, o projeto tinha estado na zona de chegadas do Aeroporto de Faro, com três cozinheiros e três Cataplanas: João Santos (cataplana de “tarantelo” (barriga de atum)/batata doce/ameijoa/salicórnia/amêndoa), Augusto Lima (cataplana de Cavala/batata doce/orégãos) e Frederico Lopes (cataplana de bacalhau/lombinho porco/ameijoa/camarão).

O projeto Cataplana Algarvia é promovido pela Tertúlia Algarvia, Região de Turismo do Algarve e Associação Turismo do Algarve, que organizaram, ao longo dos meses de Julho, Agosto e Setembro, uma série de demonstrações de cozinha integradas no projeto, financiado pelo Programa Operacional Algarve 21.

A iniciativa culminará, em Janeiro próximo, com a edição de um livro de receitas algarvias de cataplana, a ser distribuído pela Região de Turismo do Algarve.

As demonstrações passaram ainda pela Feira de Arte Doce, em Lagos (25 de Julho), Mercado Municipal de Olhão (15 de Agosto), Mercado de Loulé (16 de Agosto) e Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira (5 de Setembro).

Comentários

pub